Reportagem TV UFMA

Rádio Universidade FM completa 36 anos

Nessa data a emissora pública reafirma seu compromisso com a democratização da informação

Desde 1986, quando foi realizada a primeira transmissão oficial da Rádio Universidade FM, até aqui são 36 anos de compromisso da emissora da Universidade Federal do Maranhão e da Fundação Sousândrade com o jornalismo, a cultura e também o entretenimento de qualidade. 36 anos à serviço da comunidade universitária, ludovicense e do povo maranhense

Para o coordenador geral da Rádio,  Euclides Moreira, é uma grande satisfação comemorar esse marco, pois a Rádio Universidade conseguiu se consolidar como uma uma referência para toda a comunidade. “A Rádio conseguiu se legitimar, conseguiu ter um reconhecimento da comunidade ludovicense, se não é a mais ouvida, é uma das duas mais ouvidas da nossa cidade, tem um prestígio muito grande, e uma responsabilidade pela sua prática no dia dia”, comenta o coordenador.

Por se tratar de uma rádio pública, seu principal objetivo é democratizar o acesso à informação de maneira crítica e reflexiva, auxiliando o povo Maranhense na tarefa de compreender o que ocorre ao redor do mundo. Também tem a função de divulgar a produção científica da UFMA de maneira acessível à comunidade, promovendo a integração entre universidade e sociedade.

A Rádio além de ser uma emissora, cumpre um papel pedagógico importante, sendo uma escola para estudantes do curso de Comunicação Social, permitindo a eles aplicarem os conhecimentos técnicos aprendidos em sala de aula e desenvolverem habilidades novas, é que comenta a estudante Priscila Lara, estagiária da Rádio: “Pra mim a rádio se tornou esse espaço onde eu posso não apenas explorar o que aprendemos formalmente, mas também esse espaço de conexão com quem ouve, já que os ouvintes participam seja ligando, seja mandando mensagem. E receber o carinho deles é simplesmente impagável.  Eu me sinto honrada de participar desses 36 anos da Universidade FM, de verdade. E torço muito para que outros possam ter essa chance de se reinventar e explorar a chance de ser um radialista."

Neste ano, as comemorações vão acontecer em duas etapas, nesta sexta-feira (21), haverá uma programação especial na 106,9 FM, com a participação de ouvintes, artistas e personalidades que fizeram parte da história da emissora. Já no domingo (23), a rádio vai até a praça, as comemorações serão na Feirinha São Luís, das 10h às 14h, fruto de uma parceria da Rádio Universidade com Prefeitura de São Luís.

A programação contará com discotecagem do DJ Marcos Vinicius, pocket shows de “Os Foliões”, “Samba de Rua” e a bateria da “Favela do Samba” no palco da praça João Lisboa. Haverá também sorteio de brindes, quizzes e distribuição de mudas de plantas para o público.  A escolha de entrega das mudas, faz uma analogia com o programa Orgânica que vai ao ar na programação da Rádio Universidade aos domingos. O programa é voltado para o meio ambiente e sustentabilidade. Essa parceria com a Feirinha São Luis começou no ano passado e graças a receptividade do público, a Rádio Universidade decidiu repetir a dose.

Euclides Moreira enfatiza que festejar é um momento importante de cumplidade entre ouvintes, profissionais e toda a sociedade maranhense: “A rádio é uma coisa concreta que está no dia a dia, mas o ato de festejar é um ato cúmplice, a cumplicidade entre o público, os profissionais da rádio festejando de forma conjunta é muito democratico. Este é um momento importante de celebração, de reconhecimento e de confraternização com a sociedade ludovicense.” finaliza o coordenador.

Confira a programação completa: