Notícias

O Dia Mais Curto do Ano

Nesta quarta-feira, 9 de julho de 2025, a Terra vivenciará o dia mais curto do ano, com duração 1,30 milissegundo inferior ao habitual. Esse fenômeno ocorre devido a uma leve aceleração na rotação do planeta em torno de seu próprio eixo, que normalmente leva 86.400 segundos (ou 24 horas) para se completar. Eventos semelhantes estão previstos para os dias 22 de julho e 5 de agosto deste ano, quando a rotação terrestre será concluída com 1,38 milissegundo e 1,51 milissegundo a menos, respectivamente.

Segundo especialistas, essa variação na rotação não é motivo de preocupação. Embora a tendência geral seja de desaceleração do movimento rotacional ao longo de bilhões de anos — período em que a duração dos dias aumentou significativamente —, ocorrem pequenas flutuações momentâneas, como as acelerações registradas atualmente. Essas oscilações são consideradas normais dentro das escalas temporais que abrangem décadas e refletem a complexidade da dinâmica terrestre.

As causas exatas dessas alterações ainda não são totalmente compreendidas pela comunidade científica. No entanto, há consenso de que elas estão associadas a fatores internos e externos ao planeta, como a movimentação do núcleo fundido da Terra, além das interações entre oceanos, atmosfera e crosta terrestre. Tais elementos influenciam, de maneira conjunta e irregular, a velocidade de rotação do planeta.