Notícias

Energia Maremotriz é pauta no Em Dia com a Ciência

Limpa e renovável! Essas são algumas das características da Energia Maremotriz, obtida por meio da força da variação das marés. O professor Osvaldo Saavedra, do Departamento de Engenharia Elétrica e Coordenador Nacional do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia em Ciências Oceânicas e Fluviais (INEOF), desenvolve pesquisas voltadas para a exploração dessa fonte de energia.

O estudo realizado pelo pesquisador teve início na Ilha do Caranguejo, localizada na foz do Rio Mearim, entre os municípios de Bacabeira e Cajapió no Maranhão e foi estendido à barragem do Bacanga, que se apresentou com um local propício para a exploração desse tipo de produção energética.

O Maranhão possui o segundo maior litoral do Brasil e uma das maiores variações de maré do país e do mundo. Com esse grande potencial, os pesquisadores do INEOF estão buscando a melhor forma de utilização dessa riqueza natural do Estado. E esses projetos de exploração da energia Maremotriz é o tema do Em Dia com a Ciência de amanhã (08) no JTV UFMA, que vai ao ar de segunda a sexta, às 12h30, no canal aberto e HD 16.1.