Diretoria de comunicação da UFMA inicia a criação de um manual de fonte para imprensa

Uma matéria jornalística é desenvolvida a partir do uso de alguns elementos. A fonte, pessoa a ser entrevistada, é um desses componentes de construção do conteúdo jornalístico. Pensando em como facilitar a aproximação dos jornalistas com as fontes, a Diretoria de Comunicação da UFMA está desenvolvendo o manual Posso ser fonte para a imprensa.

A ideia proposta pelo manual é de reunir, em um mesmo espaço de consulta, professores, pesquisadores e servidores referências em suas respectivas áreas de trabalho e que estejam interessados em participar de entrevistas em veículos de comunicação de âmbito local e nacional.

Os interessados devem preencher um formulário disponível no site da UFMA e informar alguns dados como: área de atuação, link para o currículo lattes e um breve resumo de como poderá contribuir com a imprensa.

A Coordenadora da Comunicação Institucional da Universidade, Josie Bastos, comenta a importância da criação desse banco de dados. “Esse Manual vem para atender uma demanda externa (dos jornalistas) e uma demanda interna dos próprios pesquisadores que querem divulgar suas pesquisas e tem pouco acesso aos jornalistas. Esse banco de dados vai ser compartilhado com os canais de comunicação da UFMA e também estamos criando com a Superintendência de Tecnologia e da Informação uma forma de publicizar essas informações com a imprensa”.

A Diretora da TV UFMA, Cecília Leite, exalta a relevância desse material de apoio. “Essa importante iniciativa da DCOM vai otimizar o nosso trabalho de pesquisa e marcação de pautas, principalmente para os programas da TV UFMA voltados à divulgação da pesquisa, tecnologia e inovação.  De posse  desses dados, poderemos chegar mais facilmente aos pesquisadores, fortalecendo o nosso trabalho de divulgação científica, tanto em nível local quanto nacional”.

Acesse aqui o formulário