Notícias
Com abertura marcada por homenagens, Guarnicê celebra o cinema e a cultura maranhense
Realizada nesta quarta-feira (30), no Auditório Terezinha Jansen, no Multicenter Sebrae, a cerimônia de abertura da 48ª edição do Festival Guarnicê de Cinema marcou o início de mais uma edição do evento, que celebra o cinema nacional e valoriza a produção audiovisual maranhense. Organizado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e da Diretoria de Assuntos Culturais (DAC), o festival reafirma seu compromisso com a arte e a cultura brasileira.
Durante a noite de abertura, foi feito um chamado ao público para “respirar cinema e proteger a natureza”. A cerimônia também prestou homenagens ao ator Silvero Pereira e à cineasta maranhense Tássia Dhur, em reconhecimento às contribuições de ambos à cultura audiovisual brasileira.
📲 Clique aqui e siga o perfil da TV UFMA no Instagram
Em seu discurso, o ator e diretor Silvero Pereira destacou a importância da fé e da educação em sua trajetória.
“Eu sou cria da Escola Técnica do Ceará. Lá dentro eu conheci o teatro. Foi lá que eu vi uma peça pela primeira vez. É curioso, porque eu não estava interessado em fazer arte, eu estava interessado em sobreviver. Eu estava saindo de uma cidade do interior, indo para a capital, e dizia: quero ser doutor, médico, bancário, advogado. Queria vencer na vida, ter dinheiro para ajudar minha família. Hoje, eu mudei a história da minha família por meio da arte.”
E continuou: “A grande felicidade que eu tenho dentro da escola pública, dentro do Instituto Federal, é que arte e esporte são coisas seríssimas na formação para o trabalho. Porque essa instituição compreende que não se forma para o mercado um técnico seco, apenas técnico em ciência. É preciso formar profissionais com conhecimento e com humanidade. E esse lugar do humano, a gente só aprende através da arte, do esporte e da religião”, concluiu o ator.
A programação da noite contou ainda com a exibição do longa-metragem “Uma Mulher Sem Filtro”, dirigido por Arthur Fontes, que esteve presente ao lado do ator Samuel de Assis. O filme, com roteiro adaptado por Tati Bernardi, tem estreia nacional prevista para o dia 21 de agosto.
A cerimônia contou também com apresentações artísticas da cantora Adriana Bosaipo e da Orquestra UFMA Jazz Brasil, que encantaram o público com um repertório vibrante e diversificado, valorizando a cultura maranhense e nacional.
Reconhecido como o mais antigo festival de cinema das regiões Norte e Nordeste, e um dos mais importantes do país, o Festival Guarnicê traz em 2025 uma programação 100% gratuita. As atividades incluem sessões de cinema presenciais e online, rodas de conversa, oficinas, lançamentos de livros e ações formativas voltadas ao público em geral.
A partir desta quinta-feira (31), as mostras competitivas nacional e maranhense acontecem na sala 6 do Cinépolis, no São Luís Shopping, com acesso gratuito. Os filmes exibidos presencialmente também estarão disponíveis por tempo limitado na plataforma guarnice.ufma.br e no aplicativo Cine Guarnicê.
A programação segue até o dia 6 de agosto, com atividades em diversos espaços da cidade, como o Cine Sesc Deodoro, que recebe as mostras Universitária, Jovem, Guarnicêzinho, Cinema Não Tem Idade e Faz Todo Sentido — esta última com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência auditiva e visual.
Esta edição presta homenagem póstuma ao cineasta Cacá Diegues e celebra os 50 anos do filme “Os Pregoeiros de São Luís”, de Murilo Santos. A programação completa está disponível no site oficial do festival.
O Festival Guarnicê de Cinema é uma realização da Universidade Federal do Maranhão e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo. Conta com patrocínio do Banco do Nordeste, Governo Federal e Itaú. Recebe ainda apoio institucional da Assembleia Legislativa do Maranhão, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa/Eduplay, do Sesc, da Fundação Sousândrade, do Canal Brasil, da Cardume, do Itaú Cultural Play, do São Luís Shopping, da Louvre Magazine, da Vallent Produções, da TV UFMA, da Rádio Universidade, da Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (AMAGAMES) e da Tudo Pronto Produções.