Entre as novidades o programa musical está com o cenário reformulado e nova apresentadora!

#ÉMúsica: ritmos e grandes espetáculos na nova temporada

A partir do dia 29 de abril estreia na TV UFMA a nova temporada do É Música, programa que traz a participação de artistas locais que contam sobre a sua carreira, vida e compartilham um pouco sobre sua trajetória.

O programa musical traz nos novos episódios a participação de nomes importantes da nossa música, como o acordeonista, compositor e arranjador Rui Mário. Além  do cantor, compositor e produtor cultural Tutuca Viana, que cantou músicas do seu repertório ao lado dos filhos Rômulo e Léo.

Um dos episódios recebe  contrabaixista e compositor Fernando Japona.  Além do cavaquinista Paulo Trabulsi, que tocou sucessos do chorinho com Sadi Ericeira e Francisco Solano, integrantes do grupo Regional Tira-Teima.

O programa ainda vai contar com as presenças da cantora Camila Bouri e o intérprete de canto coral, Fernando de Carvalho.

Apresentação Rui Mário/ FOTO: TV UFMA

Com o intuito de tornar ainda mais atrativo, o cenário foi reformulado, e traz uma iluminação artística elaborada pelo técnico de áudio, Javier Siera. Luzes pujantes que dão ainda mais vida e emoção as músicas!

Apresentação Paulo Trabulsi /FOTO: TV UFMA

Nos bastidores, o programa conta com 12 pessoas envolvidas em toda a produção, como nos conta Verônica Telles, do Núcleo de Produção. “Para gravar um programa desse porte é necessário o envolvimento de  vários profissionais, entre eles o diretor e assistente de direção, produtores, assistentes de estúdio, cinegrafistas e editor. Equipe formada por servidores, técnicos e bolsistas do núcleo de produção da TV UFMA”, relata.

Apresentação Tutuca Viana,  Rômulo e Léo, equipe TV UFMA, Javier Siera e Kit. /FOTO: TV UFMA

No comando da atração,  estudante de Rádio e TV, Gabriela Trindade, que vem dando os seus primeiros passos na apresentação de programas de TV.  A estudante relata que já tinha experiência com câmeras e apresentação em disciplinas práticas do curso de Comunicação da UFMA. "As técnicas que eu aprendi e as orientações do diretor do programa me auxiliaram a realizar uma apresentação mais natural possível e envolver o telespectador, convidando-o  para assistir as apresentações musicais", conta.

;

FOTO: TV UFMA

Toda essa equipe interage com dinâmica de gravação dos episódios.  Nadia Biondo, gerente de produção, acrescenta que a gravação do É Música funciona como uma conversa entre as câmeras, os operadores e os artistas. “Ficamos todo tempo atentos às melodias e movimentos feitos por cada um, tentando se complementar. E, com isso, poder trazer para o programa e levar pra casa do telespectador, a sensação de estar ali, no estúdio, testemunhando o cuidado e esmero que os músicos tem com suas criações e interpretações”, explica.

O É Música volta em 2022 com muitas novidades, mas a essência do programa continua a mesma: levar boa música para o público da TV UFMA.

Saiba mais +

A TV UFMA foi agraciada com o Prêmio Papete 2020, em reconhecimento pela importante difusão da música do Maranhão que a tem a finalidade de valorizar e resgatar a memória musical e é um momento solene do projeto Festa da Música do Maranhão, que tem o patrocínio da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, SECMA-Governo do Maranhão. A honraria, instituída em 2019 pela Interarte Produção Criativa, do músico Emanuel de Jesus, faz uma justa homenagem ao multi-instrumentista, cantor e compositor Papete, um grande desbravador da música e da cultura popular no Maranhão.

Em sua grade de programação, a TV UFMA, dirigida pela professora do Departamento de Comunicação, Cecília Leite, dedica três programas à música de artistas maranhenses, "Vitrine Musical", "É Música" e "Vozes do Maranhão". O último estreou em julho deste ano e é exibido toda sexta-feira.