A TV UFMA vai transmitir a programação do SESC TV de São Paulo

Nos seis anos da TV UFMA, completados nessa quinta-feira, 7, quem ganha o presente é a sociedade maranhense. Foi nesse dia que o reitor Natalino Salgado assinou o contrato com o SescTV de São Paulo, um dos mais prestigiosos canais de caráter educativo-cultural do país. Com isso, a partir deste mês, a televisão da Universidade passará a retransmitir a programação nacional do canal, além das produções locais próprias.

Para a diretora geral da TV UFMA, Cecília Leite, a parceria com a emissora trará uma programação educativa e diversificada. “Ter o SescTV como cabeça de rede será um grande ganho para a TV UFMA, pela reconhecida qualidade de sua programação, o que, certamente, vai contribuir para enriquecer ainda mais a experiência dos nossos telespectadores”, afirmou.

O SescTV é um canal de televisão brasileira de programação cultural, com foco em documentários, apresentações musicais e de debates nas áreas de teatro, dança, literatura, cinema, artes visuais, cultura regional e arquitetura. Segundo o superintendente de comunicação e eventos da UFMA, Fernando Oliveira, o reitor Natalino Salgado tem investido, desde o início da sua gestão, em equipamentos e melhorias na estrutura física da TV UFMA, que entra em uma nova fase com o SescTV como cabeça de rede.

“A nova programação vai contribuir para aproximar a emissora do seu público-alvo e atrair ainda mais audiência. O impulso que a TV UFMA, sob o comando de Cecília Leite, deu ao jornalismo e à produção local, também é uma grande conquista para a televisão da Universidade”, enfatizou Fernando Oliveira.

O SescTV foi inaugurado em novembro de 1996, com o nome de TV Senac, e sua transmissão começou em maio de 1997. Após quase três anos de funcionamento, o canal se transformou em Rede STV - Rede Sesc-Senac de Televisão em janeiro de 2000. Em 2006, passou a se chamar SescTV, após o SENAC deixar a parceria que mantinha com o Sesc em 4 de maio daquele ano.

Já a TV UFMA foi inaugurada no dia 7 de outubro de 2015, quando foi ao ar pela primeira vez. A emissora apresenta uma programação de caráter diversificado e plural, voltada a promover a educação, ciência, informação, cultura e o meio-ambiente, com valorização das identidades locais e regionais.

A TV UFMA é a principal aliada para divulgação e exploração do ensino, da pesquisa e da extensão, estendendo à comunidade o conjunto de saberes da mais importante instituição universitária do estado, e tem um compromisso e responsabilidade social em expandir um jornalismo científico de qualidade.

A televisão iniciou sua transmissão em canal aberto, operando no canal 54.1 digital. Tempos depois, mudou sua frequência para 16.1, mantendo sua qualidade digital, e passando a compor a grade de canais de operadoras por assinatura, como a TVN, a NET e a SKY.

A primeira emissora de TV universitária do Maranhão, no início da sua criação, foi dirigida pelo professor Silvano Bezerra de Oliveira. Para ele, foi um empreendimento ousado, que poucos administradores teriam a coragem de enfrentar. “Lembro bem a quantidade de pessoas que me procurou, de diferentes instituições federais, interessadas em implantar suas TVs. Nenhuma delas, infelizmente, teve êxito, após anos seguidos de tentativas. Graças ao reitor Natalino Salgado, a UFMA implantou uma TV diferenciada, com um padrão técnico muito superior ao das demais emissoras de universidades federais ou não. Isso é suficiente para certificar-me de que uma universidade só se faz grande, se a ousadia e a responsabilidade pública de seu reitor também o forem. Eu me sinto um privilegiado por ter sido o seu agente de confiança que tocou a implantação da primeira TV universitária do Maranhão”, destacou.

Em sua estrutura moderna, a TV UFMA está construída em uma área de 576 metros quadrados, ocupada por um edifício de dois andares, com elevador para mobilidade reduzida. São dezessete salas de administração e produção, quatro ilhas de edição, passarela elevada para trabalhos de manutenção e instalação de equipamentos e dois estúdios de 220 metros quadrados, sendo um exclusivo para produção de telejornalismo. A torre de transmissão é uma das maiores do Maranhão, com 110 metros de altura, o que garante cobertura em um raio de 60 quilômetros.

O reitor Natalino Salgado parabenizou a TV UFMA pelos seus seis anos e destacou os avanços obtidos na área de comunicação, apontando o cultivo dos valores, como o reforço da democracia e da liberdade de expressão. "A TV produz programas de excelência no campo da pesquisa, da ciência, da cultura, em que nós podemos mostrar todo o conhecimento que estamos desenvolvendo em nossa instituição, em todas as áreas. A nossa TV está bem-equipada, com tecnologia de ponta e uma boa estrutura, que serve de campo de estágio para os nossos estudantes do curso de Comunicação. São seis anos preparando futuros profissionais qualificados e competentes para o mercado de trabalho. O contrato com o SescTV endossa nosso fazer jornalístico, pautado na educação e na ciência, levando informação de qualidade e com uma programação bastante diversificada”, disse.