Notícias

TV/UFMA

Entrevista "Rádio Opinião": Diretora da TV UFMA fala sobre parcerias e projetos de extensão

A TV tem avançando em diversos eixos como no campo de formação e parcerias

 

Na manhã desta terça-feira (02), o programa Rádio Opinião da Rádio Universidade entrevistou a  diretora da TV UFMA,  professora Josie Bastos, sobre o novo direcionamento da  programação da TV.

“O eixo que a gente apostou muito foi o da formação, entendemos que a TV Ufma como televisão educativa e pública,  tem um propósito para além das produções do programa, também temos responsabilidade com a formação profissional dos alunos, e como professores que estamos a frente temos que consolidar essas parcerias e projetos de extensão”, contou a diretora.

A TV possui  quatro projetos de extensão que atualmente englobam atividades relacionadas à pesquisa, educação e a inclusão, com parcerias que possibilitem os alunos a terem outras vivências de práticas audiovisuais.“Esses novos programas são muito interessantes porque a TV trabalha com educação  acima de tudo, e todo esse direcionamento dos novos programas e quadros tem um fundamento da educação e do jornalismo", comentou o Jornalista Adalberto Junior.

Na ocasião a professora falou  ainda sobre algumas parcerias que a TV universitária possui atualmente. “Temos por exemplo, interprogramas como o “SOS Robótica” em parceria com o Sesi, que é  direcionado a alunos  de ensino médio e também é um campo de formação dos estudantes da UFMA.  Para além desse programa  a gente aborda nossos conteúdos educativos sobre cultura e história  por meio de vídeos institucionais, vamos também alimentar um local cultural e informativo do Sesi chamado Casarão Industrial com conteúdos já produzidos pela TV UFMA”, esclarece a diretora.

Outro programa que foi destacado na entrevista foi o “Em dia com a ciência”, no qual aborda os projetos de pesquisa que  hoje são realizados e criados por professores, pesquisadores e alunos da UFMA, colocando-os em cena, chamados eles para fazerem parte do  nosso telejornal que é diário.

E também novas parcerias como O Memória da TV UFMA que em 2025 completa 10 anos do sinal, no qual terá uma série de produtos em parceria com outras instituições.

Veja a entrevista na Rádio Opinião com a  diretora da emissora da Universidade Federal do Maranhão, professora Josie Bastos.

Saiba Mais

A TV UFMA tem avançado no eixo  de formação, atuando no desenvolvimento de projetos de extensão e pesquisa, em parceria com instituições públicas e privadas, por meio de acordos de cooperação. Com os interprogramas “SOS Robótica” em parceria com o Sesi,  o quadro “Em Dia com a Ciência”, e o interprograma “Tv Ciência”, junto à AGEUFMA,  o programa “Em Dia com a Saúde” em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), o quadro “No Consultório” em parceria com Hospital Universitário da Ufma, e  o “Canal Paratodos” com a Diretoria de Acessibilidade (Daces) e o também o programa “Entreletras” com a academia Ludovicense de Letras em parceria com o curso de Letras/ Libras da UFMA.

Sobre a parceria com o SESI que deu origem ao projeto de extensão "Sos Róbotica", que fala sobre educação por meio da robótica, no qual apresentam a cultura maker e a metodologia STEAM desenvolvida pelo SESI no projeto “Prototipando Sonhos”, em que os estudantes utilizam os conjuntos para desenvolver projetos de robótica para solucionar problemas do dia a dia. 

Em relação a parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (Setur)  para a produção da série "Cores e Sabores dos Chefes Maranhenses", série de programas que buscam exaltar a culinária regional por meio da produção de receitas conhecidas na gastronomia local.

O projeto de extensão "TV UFMA 10 anos", firmado com a Fundação Sousandrade, o projeto  vai destacar os passos iniciais que levaram à formação da TV UFMA, as pessoas envolvidas nesse objetivo e os primeiros resultados obtidos desde a sua estreia em 07 de outubro de 2015.

Já o quadro "No Consultório",  é uma parceria da TV UFMA com o Hospital Universitário (HU-UFMA) e tem por objetivo trazer os médicos do HU, que, além de serem profissionais da saúde com atuação no Hospital, também são pesquisadores e estão em contato com as mais recentes inovações, metodologias e pesquisas, trazendo assim para o telespectador as mais recentes novidades da aŕea da saúde.

O projeto de extensão CanalParatodos é uma proposta de inclusão nos espaços e produções da TV UFMA.  Desse projeto, já resultou o interprograma Dicas em Libras e o programa par as redes sociais Vamos Falar de Acessibilidade. As atividades são desenvolvidas nos ambientes da TV Universitária, campo de formação  e experiências práticas e áreas afins. O trabalho se constitui em dois principais eixos de formação interdisciplinar e de campo de práticas de produção audiovisual.

E referente ao "Em dia com a ciência", o quadro é para destacar os mais variados estudos e trabalhos acadêmicos desenvolvidos por pesquisadores locais, além de mostrar como a ciência pode ajudar a transformar a vida de diversas pessoas.

O eixo parcerias tem ganhado destaque na TV com instituições de pesquisa e inovação como: a Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA (AGEUFMA), a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Museu da Memória Audiovisual do Maranhão (Mavam), Serviço Social da Indústria (Sesi), Associação Médica do Brasil (AMB), Hospital Universitário Presidente Dutra (HUUFMA), Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM) e a Academia Ludovicense de Letras (ALLSL). 

Outras parcerias que ganham destaque também é o Festival Guarnicê de Cinema transmitido ao vivo, na programação da TV UFMA, desde da abertura ao encerramento deste marco cultural na cidade/ no país. 

A  TVE  Bahia, emissora pública do estado da Bahia, sediada em salvador, que, em 2022, retransmitiu ao vivo, na programação da TV UFMA, o São João da Bahia com grandes atrações do período junino, como Elba Ramalho e Geraldo Azevedo.

E também a TV  Ines  primeira webtv em língua brasileira de sinais, com legendas e locução em língua portuguesa,que também se fortaleceu como uma grande parceria da tv universitária, cujos conteúdos totalmente acessíveis a surdos e ouvintes integram a programação local, com os programas “Café com Pimenta’, “A vida em libras”, “contação de histórias”  e o “Diário de bel”.

Devido a sua atuação e apoio a pesquisa, consolidou neste ano de 2023 o Grupo Interdisciplinar de Ensino e Pesquisa em Telejornalismo e Práticas Inclusivas (gepin), certificado pelo CNPq.  

Atualmente, a televisão opera em canal digital aberto (16.1) e também distribui sua programação em  TVs por assinatura como  (Net/Claro canal 17, SKY 316 e TVN 16), alcançando mais de 120 mil assinantes. E conta ainda com conteúdo em suas plataformas digitais como site oficial da TV e do portal UFMA, Youtube e Instagram. Também é possível assistir pela internet a programação AO VIVO 24h  pelo site da TV UFMA.