Notícias

"O Em dia com a Ciência" abordará a criação de aplicativo para diagnóstico do Estrabismo.

ddccc1d8-790b-433b-bdde-82833bc4eda3.png

O Em Dia com a Ciência desta quarta (27) vai abordar as doenças oftalmológicas, com destaque para o Estrabismo. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o número de médicos no Maranhão é insuficiente e dificulta o diagnóstico precoce de algumas doenças. Sendo assim, o desenvolvimento de estratégias para aumentar o número de atendimentos é fundamental. Encontrar soluções é a especialidade dos pesquisadores do episódio de hoje.

O estudo "Detecção e diagnóstico automático de doenças em imagens médicas: oftalmológicas e abdominais" é o resultado de uma parceria dos professores da UFMA, Jorge Meireles - Departamento de Medicina e Oftalmologista- e do professor João Dallyson Almeida - Departamento de Informática. Juntos, criaram um aplicativo que auxilia o diagnóstico do estrabismo e de outros problemas de saúde, apenas com o auxílio de um celular. 

O trabalho desenvolvido de forma interdepartamental já produziu outros resultados que estão auxiliando na diminuição de custos com a saúde em comunidades sem assistência de oftalmologistas ou com um número insuficiente de profissionais.

O “Em Dia com a Ciência” é exibido no “JTV UFMA” sempre às 13h. Com uma reportagem especial, a ideia da emissora com esse quadro é destacar os mais variados estudos e trabalhos acadêmicos desenvolvidos por pesquisadores locais, além de mostrar como a Ciência pode ajudar a transformar a vida de diversas pessoas.