Notícias

Reportagem JTV UFMA

Envelhecer com Saúde

Além de hábitos de vida saudável, são necessárias políticas públicas para garantir o bem-estar dos idosos.

O perfil demográfico do Brasil, segundo dados do IBGE, mudou muito nos últimos anos,  o país está envelhecendo progressivamente e associado a isso estão a queda na taxa de natalidade, aumento da expectativa de vida e redução significativa da mortalidade infantil, apesar de serem indicadores de desenvolvimento, eles se manifestam de forma desigual no país. Muitas consequências decorrem daí, dentre elas os desafios de garantir qualidade de vida para mais de 31 milhões de pessoas idosas que vivem no país.

Ainda segundo levantamentos do IBGE de 2012 a 2021 a parcela de pessoas idosas saltou de 11,3% para 14,7%

Mas afinal, o que significa envelhecer ?

No episódio 1 da série Sexagenários  da TV UFMA, você pode acompanhar algumas reflexões:

 

Em 2021, o Brasil passou a ter 10% da sua população composta por idosos com 65 anos de idade ou mais . Projetava-se que somente em 2060 a população idosa corresponderia  a  25,5% dos habitantes,  aproximadamente 58,2 milhões de pessoas, mas em 2017 essa expectativa foi superada e quantitativo de idosos atingiu a marca de  30,2 % da população.

A pirâmide etária brasileira serve para nos fornecer informações importantes sobre natalidade, idade média da população, longevidade, entre outros temas.

Confira abaixo as mudanças que ela sofreu e pode sofrer ao longo dos anos: 

 

Envelhecer está muitas vezes associado ao aumento de doenças crônicas ou outras morbidades que podem desencadear demência, mas também depende de fatores sociais como o acesso ou falta de acesso a direitos fundamentais, como saúde, educação, renda, dentre outros.  No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas vivem com alguma forma de demência. A expectativa é que esses números triplique até 2050.  

Tais dados demonstram a necessidade de implantação de políticas de cuidado e atenção à população idosa no país. O Estatuto do Idoso, instituído pela Lei nº 10.741, de 2003, estabelece ser obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

 Veja abaixo o infográfico com os índices de demência na população idosa: 

 

 

 

registrado em: