Notícias

Reportagem JTV UFMA

Educação preventiva contra afogamento

A Guarda Municipal com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes realiza projeto “Educar para não se afogar”

FOTO: Chechele/ CAVNA

 

Em São Luís,  aconteceu a “Semana de Prevenção aos Afogamentos”, por meio da “Ação educar para não se afogar”. O treinamento foi executado pela Guarda Municipal de São Luís com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). No curso, o corpo de Guarda-Vidas da Guarda Municipal de São Luís oferece instruções aos alunos da rede municipal de ensino com aulas práticas e palestras nas praias da Ponta d’Areia e do Olho d’Água. 

Saiba mais na reportagem de Luisa Rabelo para o  JTV UFMA: 

 

Os estudantes da rede municipal de ensino receberam aulas práticas e palestras nas praias da Ponta d’Areia e do Olho d’Água com o objetivo de informá-las sobre afogamento, suas principais causas e a maneira adequada de agir nessas situações. 

Crianças entre um e quatro anos de idade estão entre as principais vítimas de afogamento no país, trata-se da segunda causa de morte para essa faixa etária e 50% delas ocorrem dentro de casa.

Para Angelo Costa, Guarda Vidas e instrutor da projeto, as respostas da ação são positivas e seu principal objetivo é formar multiplicadores da prevenção. “Nós pegamos quatro escolas da rede municipal no período  da manhã e da tarde em torno de 200 alunos e estamos passando essas práticas pra eles e as respostas são muito boas, A intenção nossa, na verdade, é formar multiplicadores da prevenção”, afirma o instrutor. 

Confira alguns dados sobre as mortes por afogamento no Brasil:

 

 

Matéria exibida no JTV UFMA

registrado em: