Notícias

Atualização cadastral obrigatória dos servidores públicos federais.

publicado: 02/06/2023 16h25, última modificação: 02/06/2023 16h25

A PROGEP INFORMA:

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) abriu, no dia 1º de junho, o prazo para atualização cadastral obrigatória dos servidores públicos federais. A iniciativa, realizada anualmente, tem por objetivo aprimorar políticas públicas de gestão de pessoas voltadas ao funcionalismo público. Além disso, a atualização dos dados melhora a qualidade e utilidade das informações sobre as pessoas, prestadas à sociedade por meio de painéis, consultas públicas, portais da transparência ou imprensa.

 Este ano, visando ampliar as políticas públicas para a redução da desigualdade e o combate ao racismo dentro do setor público, todos os servidores deverão preencher a informação de cor/raça na atualização cadastral. A medida, implementada em parceria com o Ministério da Igualdade Racial, reforça a importância do governo conhecer o perfil do funcionalismo público para, dessa forma, monitorar e avaliar com mais precisão a eficácia dessas políticas. 

A atualização cadastral deve ser realizada por meio do aplicativo SOUGOV.BR ou pela versão web do sistema (https://sou.gov.br), até o dia 30 de junho de 2023. A validação dos dados é feita por meio de reconhecimento facial ou biometria digital. O aplicativo está disponível para download nas lojas virtuais Google Play e App Store. 

A atualização cadastral é um dever do servidor e uma responsabilidade do órgão ou entidade em que ele está lotado. O não cumprimento da atualização cadastral pode acarretar em penalidades administrativas para o servidor e para a unidade de gestão de pessoas do órgão ou entidade.

 

Link para vídeos tutoriais