Sobre o PDP e Acesso ao Sistema
Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)
O Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) é o instrumento por meio do qual a UFMA registra, todos os anos, as necessidades de desenvolvimento de seus servidores e servidoras, alinhadas aos objetivos e metas da instituição. Ele integra a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), instituída pelo Decreto nº 9.991/2019, e é elaborado com apoio dos Decretos nº 9.991/2019 e nº 10.506/2020 e da Instrução Normativa nº 21/2021.
Novidade para o PDP 2027: a elaboração do PDP passa a ser feita por meio de uma nova ferramenta digital, o DesenvolveGOV, desenvolvida em parceria entre a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O sistema reúne, em um único ambiente, todas as etapas do ciclo de desenvolvimento de pessoas - da elaboração do PDP ao acompanhamento de sua execução e dos resultados alcançados pelas ações de capacitação.
Finalidade do PDP
Promover o aprimoramento contínuo dos servidores públicos, voltado ao desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para o exercício eficiente de suas funções. Em outras palavras, o Plano busca garantir que a capacitação oferecida pela UFMA não seja aleatória, mas sim planejada estrategicamente a partir das reais necessidades das unidades acadêmica e administrativa.
Com o DesenvolveGOV, esse objetivo ganha reforço tecnológico: o novo ambiente conecta pessoas, dados e decisões em um único lugar, ampliando a transparência das informações e fortalecendo a política nacional de gestão de pessoas
Papéis e responsabilidades no processo do PDP
O processo de elaboração do PDP na UFMA envolve diferentes atores, cada um com um papel específico:
Servidor(a) - Participa, junto com sua equipe de trabalho, da identificação coletiva das necessidades de desenvolvimento, sempre em relação aos objetivos e metas da unidade.
Usuário PDP com perfil de Representante de Equipe - Orienta e apoia as equipes na identificação das necessidades, além de consolidá-las e registrá-las no DesenvolveGOV. Atua como elo entre as demandas das unidades e o sistema oficial de consolidação dessas informações.
Chefia Imediata (Chefia PDP) - Analisa as necessidades levantadas pela equipe, verifica seu alinhamento com os objetivos estratégicos da unidade, valida as demandas e pode cadastrar novas necessidades, considerando as prioridades estabelecidas.
Unidade de Gestão de Pessoas (PROGEP) - Coordena todo o processo: comunica prazos e orientações, consolida as necessidades validadas pelas chefias e detalha as ações de desenvolvimento que poderão atender a essas demandas.
Reitoria - Analisa e aprova as necessidades de desenvolvimento priorizadas, verificando seu alinhamento com os objetivos estratégicos da instituição e autorizando sua inclusão no Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP).
Órgão Central do SIPEC - Realiza a análise técnica e a consolidação nacional dos planos enviados pelos órgãos e entidades da administração pública federal.
- Comunicação com unidade e dirigentes
- Primeiro acesso ao sistema
- Atribuição dos perfis
- Orientações Institucionais
- Levantamento das necessidades da unidade
- Cadastro das necessidades no sistema
- Análise e ajuste dos registros
- Validação das necessidades cadastradas
- Aprovação ou devolução para correção
- Agrupamento dos registros
- Priorização Institucional
- Revisão da consistência do PDP
- Análise final do plano consolidado
- Aprovação Institucional do PDP
- Fechamento do ciclo de elaboração