Notícias

Checagem: São Luís tem 31 quilômetros de ciclovias?

publicado: 06/10/2020 19h04, última modificação: 04/07/2022 09h01
Em seu plano de governo, Rubens Pereira Jr afirma que São Luís possui 31km de ciclovias já existentes. Estamos checando.
Rubens Pereira Jr

Rubens Pereira Jr deputado

 

Na proposta de governo submetida ao Tribunal Superior Eleitoral (clique aqui para ver o documento), o candidato à prefeitura da capital maranhense Rubens Pereira Jr (PCdoB) propõe a construção de 15 km de ciclovias que integrariam os 31 km supostamente já existentes aos campi das universidades federal e estadual, além dos terminais de integração da Praia Grande e do São Cristóvão. Como não checamos previsões de futuro e promessas, a proposta deste fórum é verificar a informação sobre a estrutura já existente. 

Texto do plano de governo: "Construir 15 km de ciclovias para integrar os 31 km já existentes aos campus universitários da UFMA e UEMA e aos Terminais de Integração da Praia Grande e São Cristóvão." 

Rubens Pereira Junior deputado

 

Veja as checagens dessa informação no fórum abaixo. O Sem Migué é um projeto experimental que conta com colaboradores voluntários de perfis diversos (conheça os perfis). Os checadores têm autonomia para publicar suas próprias verificações, mas todos são orientados a seguir a nossa metodologia, utilizando link para as fontes e uma das etiquetas a seguir: "verdadeiro", "descontextualizado", "exagerado", "não dá pra afirmar" ou "falso" .

Siga o projeto no FacebookInstagram e Twitter.

Mylla Sampaio
Mylla Sampaio disse:
07/10/2020 09h08
#falso

De acordo com o "Estudo de Viabilidade de Ciclorotas", elaborado pela Coordenação de Projetos e Obras da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís - SMTT, São Luís possui 20,94km de ciclovias, distribuídos pela Avenida Litorânea, Lagoa da Jansen, Avenida São Luís Rei de França e Via Expressa.

Fonte: Estudo de Viabilidade de Ciclorotas, disponibilizado pela Secretaeria Municipal de Trânsito e Transportes, via e-mail.
Jorge Martins
Jorge Martins disse:
07/10/2020 14h03
#nãodápraafirmar

Além do estudo de viabilidade mencionado por Mylla no comentário acima, também estou disponibilizando nos links abaixo o print de um e-mail enviado ontem (6 de outubro) pela assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São Luís (SMTT) em resposta à nossa solicitação. Segundo os dados oficiais, são 20,94 km de ciclovias distribuídos da seguinte maneira:

Avenida São Luís Rei de França: 6km
Avenida Litorânea: 6km
Lagoa da Jansen: 4km
Via Expressa: 4,94km

Entretanto, os comentários abaixo sugerem que os dados oficiais estão desatualizados. A informação no plano de governo de Rubens Júnior é resultado de um levantamento realizado pela própria equipe do candidato. Além disso, nenhuma das duas fontes considera o estado de conservação e a usabilidade desses espaços. Como não há dados oficiais atualizados que comprovem a veracidade da informação, avalio com a etiqueta #nãodápraafirmar.

Fontes
https://drive.google.com/[…]/view?usp=sharing
Plataforma Sem Migué
Plataforma Sem Migué disse:
07/10/2020 21h04
Resposta enviada pela coordenação do plano de governo do candidato:

"Sobre a checagem "São Luís tem 31km de Ciclovias" esclareço que no amplo processo de diagnóstico da cidade realizada para a construção do Plano de Governo nossa equipe realizou levantamentos próprios no intuito de atualizar dados da cidade, no caso específico das ciclovias foram levado em conta além das 4 ciclovias relatadas pela prefeitura os trechos existentes no Av. Tibiri (São Raimundo), Av. dos Africanos, Parque do Rangedor, Parque do Itapiracó, Ponta da Areia e Radional. Para medição desses novos trechos foram utilizados a ferramentas disponíveis no Google Earth.

Cabe lembrar que todas esses espaços foram concebidos como ciclovia mas atualmente se encontram em diferentes estados de conservação.

Local

4º Centenário 2.710m
Av. Tibiri (São Raimundo) 1.430m
Via Expressa 4.640m
Africanos 1.320m
Lagoa da Jansen 3.720m
São Luís Rei de França 2.940m
Litorânea 5.430m
Parque do Rangedor 3.500m
Parque do Itapiracó 3.800m
Ponta da Areia 1.200m
Radional 600m
Total 31.290m"
Jaana Pinheiro
Jaana Pinheiro disse:
08/10/2020 00h12
#nãodápraafirmar

O levantamento apresentado pela SMTT está desatualizado e as 4 ciclovias citadas não representam a totalidade da malha cicloviária de São Luís pela minha experiência enquanto mulher ciclista que utiliza a bicicleta como meio de transporte e lazer há 2 anos em São Luís e que já pedalei nas ciclovias do Parque Rangedor, Reserva do Itapiracó, Ponta d’Areia e Av. dos Africanos, não citadas no levantamento em questão.

De fato não existem estudos oficiais para comprovar a extensão total atualizada, porém existem notícias e registro no Google Maps das áreas destinadas à circulação de bicicletas citadas no diagnóstico realizado pela equipe de campanha do candidato Rubens Jr. e ausentes no levantamento/estudo de viabilidade de ciclorrotas da SMTT.

Notícias:
- 4º Centenário: http://g1.globo.com/ma/mara[…]rada-nesta-sexta-feira.html
- Ciclovia do Parque do Rangedor: https://segov.ma.gov.br/vemproparque/parque-rangedor/
- Ciclovia da Reserva do Itapiracó: https://tvbrasil.ebc.com.br[…]s-de-caminhadas-e-ciclovias
- Ciclovia Ponta da Areia: http://g1.globo.com/ma/mara[…]inaugurada-em-sao-luis.html

Site do Google Maps:
(as capturas de tela estão disponíveis no link: https://drive.google.com/dr[…]NkbY5hNe6i50YWl?usp=sharing)
- 4º Centenário: calçada alargada com área para circulação de bicicletas, porém sem sinalização.
- Av. Tibiri (São Raimundo): ciclovia com separação física da via de automóveis e sem sinalização.
- Av. dos Africanos: calçada alargada com área para circulação de bicicletas, porém sem sinalização.
- Ciclovia Ponta d’Areia: calçada alargada com área para circulação de bicicletas.
- Av. M (Radional): ciclofaixa.

De modo que se faz necessário um levantamento oficial pelos órgãos municipais e/ou estadual que comprove a extensão atual da malha cicloviária de São Luís.