Checagem: São Luís é a 22º capital no ranking do Ideb?

publicado: 06/10/2020 19h03, última modificação: 04/07/2022 09h01
Estamos verificando um dado sobre educação afirmado por Carlos Madeira durante o debate entre candidatos a prefeito realizado pela Band / TV UFMA.
Carlos Madeira no debate Band

Carlos Madeira no debate Band / TV UFMA

Antes de retirar sua candidatura a prefeito de São Luís por motivos de saúde nesta quarta-feira (7), o ex-juiz Carlos Madeira (Solidariedade) participou de várias atividades de campanha. Em uma delas, o debate transmitido pela Band MA e TV UFMA no último dia 1º de outubro (clique aqui para assistir no Youtube), o ex-candidato fez críticas à gestão municipal da educação. Na ocasião, ele lamentou o resultado das escolas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referente ao ano de 2019, afirmando:

"Nós estamos, no ranking do Ideb, em 22º lugar." (No minuto 17:42 do vídeo)

Carlos Madeira no debate Band / TV UFMA

Veja as checagens dessa informação no fórum abaixo. O Sem Migué é um projeto experimental que conta com colaboradores voluntários de perfis diversos (conheça os perfis). Os checadores têm autonomia para publicar suas próprias verificações, mas todos são orientados a seguir a nossa metodologia, utilizando link para as fontes e uma das etiquetas a seguir: "verdadeiro", "descontextualizado", "exagerado", "não dá pra afirmar" ou "falso" .

Siga o projeto no FacebookInstagram e Twitter.

Deuza Brabo
Deuza Brabo disse:
07/10/2020 09h03
#exagerado

Por Giovana Kury - Porjeto rumboramarocar.com.br

No dia 1º de outubro, o 1º debate entre os candidatos à prefeitura de São Luís foi
transmitido pela TV Band, pela TV UFMA, pelo canal da Band no Youtube e pela rádio Universidade FM. Durante a fala inicial do candidato Carlos Madeira (Solidariedade), registrada no minuto 17:30 até 19:25, ele diz que “nós estamos no ranking do IDEB em 22º lugar”.

Segundo a última pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), de 2019, São Luís realmente está em 22º lugar no ranking das capitais brasileiras do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mas apenas nos primeiros anos do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano), com a nota 5.1, reunindo todas escolas públicas: federais, municipais e estaduais.Nos últimos anos do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano), a capital do Maranhão sobe para o 19º lugar, com nota 4.2 no IDEB. Em nenhum destes dois casos, a meta projetada foi atingida: no primeiro caso, teria que ter atingido 5.7, e, no segundo, 5. Já no Ensino Médio, as escolas públicas de São Luís atingiram a nota 4.2, acima da meta de 4.1. Nessa categoria, São Luís está entre as melhores capitais do país, empatado em 4º lugar com Recife.

Em primeiro, está Vitória e Goiânia, com 4.7, em segundo Curitiba, com 4.5, e em terceiro Fortaleza, com 4.3. Ainda assim, a cidade maranhense passou da meta em apenas 0.1, e subiu 0.4 pontos em dois anos (de 2017 a 2019).Assim como São Luís está nos últimos patamares em uma categoria, a capital está entre os primeiros em outra. De qualquer forma, o avanço na educação é tímido como um todo e as escolas públicas do município não atingiram duas das três metas projetadas.

Portanto, a informação usada pelo candidato é em parte correta, porém, é utilizada de forma generalizada, o que a torna precipitada.

Ganhando nosso selo Esparosso = Exagerado: A informação está no caminho correto, mas houve exagero de mais de 10% e de menos de 100% frente ao total real
Jorge Martins
Jorge Martins disse:
07/10/2020 15h00
#descontextualizado

Ao filtrar as notas do Ideb somente para escolas públicas municipais das capitais, as posições de São Luís no ranking continuam as mesmas da checagem acima. Estamos em 22º lugar para os anos iniciais do Ensino Fundamental (com nota 5,1) e 19º lugar para os anos finais (dessa vez com nota 3,9).

Considero a afirmação descontextualizada porque não especifica que vale somente para uma das notas do Ideb. Veja como ficou o ranking das capitais no primeiro link abaixo.