Notícias

Checagem: Rubens Júnior não muda de partido?

publicado: 21/10/2020 14h52, última modificação: 21/10/2020 14h52
Durante o debate Imirante/OEstado, o candidato Rubens Jr. afirmou ser um político que não muda de partido. Estamos checando.
Rubens Pereira Jr no debate Imirante/OEstado

Rubens Pereira Jr no debate Imirante/OEstado

 

Ao participar do debate Imirante/OEstado realizado nessa terça-feira (20), o candidato a prefeito de São Luís Rubens Júnior (PCdoB) disse não esconder seus principais aliados políticos: o governador Flávio Dino e o ex-presidente Lula. O candidato reafirmou o que vem dizendo ao longo da campanha: que tem um lado bem definido. Em seguida, ele complementa:

(A partir do minuto 30:46) "Eu não mudo de partido, eu não mudo de apoiador, eu não mudo de aliado."

Rubens Jr no debate Imirante/OEstado

(Imagem: Reprodução Imirante/OEstado)

Veja as checagens dessa informação no fórum abaixo. O Sem Migué é um projeto experimental que conta com colaboradores voluntários de perfis diversos (conheça os perfis). Os checadores têm autonomia para publicar suas próprias verificações, mas todos são orientados a seguir a nossa metodologia, utilizando link para as fontes e uma das etiquetas a seguir: "verdadeiro", "descontextualizado", "exagerado", "não dá pra afirmar" ou "falso" .

Siga o projeto no FacebookInstagram e Twitter.

Deuza Brabo
Deuza Brabo disse:
21/10/2020 15h35
#falso

Por Polyana Amorim-equipe rumboramarocar.com.br

Conforme plataforma http://divulgacandcontas.tse.jus.br/[…]/eleicoes, antes do candidato https://www.rumboramarocar.com.br/curric-rubens-jr integrar o PCdoB, ele foi coligado ao http://prtb.org.br/ (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) onde concorreu a deputado estadual em 2006. O PRTB foi fundado e é presidido por http://www.levyfidelix.com.br/ que na última eleição em que concorreu à presidência da república, declarou-se “como um candidato de direita com discurso conservador em prol da família, da ética e dos bons costumes, o que lhe rendeu meio milhão de votos.” As informações são do http://prtb.org.br/2017/01/13/o-presidente/ do PRTB.
Yuri Almeida
Yuri Almeida disse:
21/10/2020 19h50
#falso

Em consulta pública ao sistema FILIA (Filiação Partidária), do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), por Certidão de Filiação Partidária, o documento gerado, do tipo histórico, mostra que, antes do PCdoB, o candidato Rubens Júnior já foi filiado a dois outros partidos: PSC e PRTB.

A ordem, por data de filiação, é a seguir:
PSC - 25/08/2003
PRTB - 30/09/2005
PCdoB - 28/09/2009

Rubens Júnior também já mudou de apoiador e de aliado.

Segundo o Repositório de Dados Eleitorais do TSE, nas eleições de 2006, então filiado ao PRTB, ele disputou pela primeira vez e foi eleito para a Assembleia Legislativa do Maranhão, pela coligação Maranhão - Vontade do Povo, composta pelos partidos PRP/PRTB/PHS. Embora disputando isoladamente, a coligação fazia parte do grupo de partidos que apoiava Roseana Sarney (então PFL) para o Governo do Maranhão.

Há, inclusive, o registro de doação do Comitê Financeiro Único PFL-MA, do tipo estimada, no valor de R$ 4 mil, para a candidatura de deputado estadual de Rubens Pereira Júnior naquele pleito.

Atualmente, Rubens Júnior apoia e é aliado de Flávio Dino, governador reeleito do Maranhão.

FONTES
TSE: FILIA
https://filia-consulta.tse.jus.br/

TSE: Repositório de Dados Eleitorais - Prestação de contas eleitorais - 2006
https://www.tse.jus.br/[…]/repositorio-de-dados-eleitorais

Link para a certidão:
https://drive.google.com/[…]/view?usp=sharing