Notícias
Checagem: o Estado do Maranhão tem as maiores notas no Ideb?
Rubens Junior na sabatina da TV Guará
O candidato a prefeito de São Luís Rubens Júnior (PCdoB) disse, durante a sabatina da TV Guará no último dia 21 de outubro, que o Maranhão tem as maiores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O indicador é utilizado para avaliar a qualidade do ensino nas escolas a partir das taxas de rendimento escolas e desempenho dos alunos em exames aplicados pelo Ministério da Educação.
Em um momento da entrevista, Rubens diz que pretende seguir o exemplo do governador Flávio Dino na condução das políticas de educação no estado. Ele destaca os resultados obtidos pelo executivo estadual afirmando:
(A partir do minuto 32:21) "(O estado do Maranhão) teve e tem as maiores notas no Ideb."
(Imagem: Reprodução TV Guará)
Veja as checagens dessa informação no fórum abaixo. O Sem Migué é um projeto experimental que conta com colaboradores voluntários de perfis diversos (conheça os perfis). Os checadores têm autonomia para publicar suas próprias verificações, mas todos são orientados a seguir a nossa metodologia, utilizando link para as fontes e uma das etiquetas a seguir: "verdadeiro", "descontextualizado", "exagerado", "não dá pra afirmar" ou "falso" .
Segundo os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ( IDEB), avaliação realizada pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Pereira (INEP), o estado do Maranhão não possui as maiores notas do Ideb.
Na categoria Ensino Fundamental Regular- Anos Iniciais, o estado ocupa a última posição com nota 3,9, seguindo em 16° lugar com 4,5 no Ensino Fundamental Regular – Anos Finais e 15° com nota 3,7 no Ensino Médio- Regular , de acordo com a última avaliação realizada em 2019.
O IDEB que é realizado a cada 2 anos, mostra que desde 2015 o Maranhão tem oscilado bastante mas em nenhum momento alcança os melhores números do IDEB como afirma o candidato Rubens Júnior(PCdoB).
Os resultados podem ser vistos na tabela abaixo:
Tabela IDEB 2015 a 2019 :
https://docs.google.com/[…]/edit?usp=sharing
Fonte:
http://inep.gov.br/educacao-basica/ideb/resultados