Notícias

Checagem: o Maranhão é recordista de desemprego no Brasil?

publicado: 07/11/2020 16h47, última modificação: 04/07/2022 09h01
A afirmação foi feita pelo candidato à prefeitura de São Luís pelo PRTB, Silvio Antônio, durante o debate da TV Guará.
Silvio Antonio no debate TV Guará

Silvio Antonio no debate TV Guará

 

O candidato à prefeitura de São Luís Sílvio Antônio (PRTB) afirmou, durante o debate da TV Guará realizado em 5 de novembro, que o Maranhão seria o recordista de desemprego no Brasil. Ao responder a uma pergunta sobre a crise econômica ocasionada pela pandemia, ele criticou a atuação do governo do Estado dizendo:

(A partir do minuto 21:00) "O Maranhão bate recorde de desemprego no Brasil."

Silvio Antonio no debate TV Guará

(Imagem: Reprodução TV Guará)

Veja as checagens dessa informação no fórum abaixo. O Sem Migué é um projeto experimental que conta com colaboradores voluntários de perfis diversos (conheça os perfis). Os checadores têm autonomia para publicar suas próprias verificações, mas todos são orientados a seguir a nossa metodologia, utilizando link para as fontes e uma das etiquetas a seguir: "verdadeiro", "descontextualizado", "exagerado", "não dá pra afirmar" ou "falso" .

Siga o projeto no FacebookInstagram e Twitter.

Jorge Martins
Jorge Martins disse:
12/11/2020 16h18
#falso

De acordo com os últimos dados divulgados pelo IBGE - referentes ao 2º trimestre de 2020 - a taxa de desemprego no Maranhão é de 16%. Não se trata de um recordista no país, mas o estado figura entre os sete maiores índices de desocupação. O indicador considera pessoas de 14 anos de idade ou mais que não estão trabalhando, mas estão tentando encontrar trabalho.

A taxa de desocupação no Maranhão subiu quatro pontos percentuais na comparação com o último trimestre de 2019. Desde o início da pandemia de Covid-19, a tendência de crescimento no desemprego é observada em praticamente todos os estados brasileiros. Essa estatística considera empregos formais e informais.

Entretanto, no que se refere apenas ao trabalho formal, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) apontam que o Maranhão foi o quarto estado com o maior crescimento percentual de empregos com carteira assinada no ano de 2020. Entre desligamentos e admissões, a criação de empregos formais ficou com um saldo positivo de 2,71%.

Fontes

Dados do IBGE (PNAD Contínua - 2º trimestre 2020)
https://drive.google.com/[…]/view?usp=sharing

Dados do CAGED
https://docs.google.com/[…]/edit?usp=sharing