Notícias
Checagem: o IDH do Maranhão avançou nos últimos oito anos?
Duarte Junior no debate da Band MA
No debate realizado pela TV Band MA em 25 de novembro, o candidato à prefeitura de São Luís Duarte Júnior (Republicanos) defendeu o desempenho do governo Flávio Dino na melhoria dos indicadores sociais do Estado. Duarte fez referência aos resultados do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que leva em consideração três dimensões do progresso: educação, saúde e renda. O candidato afirma afirma:
(A partir do minuto 50:34) "(O governo do Maranhão) conseguiu avançar muito. Inclusive no IDH dos últimos 8 anos nós conseguimos fazer essa comparação com clareza."
(Imagem: Reprodução TV Band MA)
Veja as checagens dessa informação no fórum abaixo. O Sem Migué é um projeto experimental que conta com colaboradores voluntários de perfis diversos (conheça os perfis). Os checadores têm autonomia para publicar suas próprias verificações, mas todos são orientados a seguir a nossa metodologia, utilizando link para as fontes e uma das etiquetas a seguir: "verdadeiro", "descontextualizado", "exagerado", "não dá pra afirmar" ou "falso" .
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Brasil é calculado a partir dos dados dos censos demográficos realizados pelo IBGE a cada dez anos. A última edição ocorreu em 2010. Nesse ano, o IDH do Maranhão era de 0,639 – o segundo pior entre os Estados brasileiros.
Entretanto, há números mais atuais baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e consolidados no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). A evolução do IDHM e seus componentes de 2012 a 2017 foi divulgada em publicação do Ipea (acesse no link abaixo).
Em 2017, o IDHM do Maranhão era 0,687. O Estado ocupa o oitavo lugar no ranking das maiores variações positivas de 2016 a 2017 (empatado com Bahia e Pará). Ainda assim, continua na penúltima posição, à frente apenas de Alagoas.
A tendência se repete nos índices que compõem o IDHM: longevidade, educação e renda. Em 2017, o Maranhão continuava entre as últimas posições. Mas foi o oitavo Estado com maior variação na longevidade (2012-2017), o terceiro que mais avançou na educação (2012-2017) e o 16º aumento no indicador de renda (2016-2017).
Fontes
Ranking do IDH 2010 (site do IBGE)
https://cidades.ibge.gov.br/[…]/0?tipo=ranking
Radar IDHM 2012-2017 (site do IPEA)
https://www.ipea.gov.br/por[…]p;view=article&id=34682
Tabela com o ranking das maiores variações
https://docs.google.com/[…]/edit?usp=sharing