Notícias
Checagem: postos de combustíveis não eram fiscalizados antes da gestão de Duarte no Procon?
Duarte Jr no debate Imirante/OEstado
O candidato a prefeito de São Luís Duarte Jr (Republicanos) aproveitou o debate Imirante/OEstado dessa terça-feira (20) para destacar mais uma vez o seu trabalho à frente do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA). Duarte, que foi presidente do órgão de 2015 a 2018, afirmou que nesse período foram fiscalizados setores que nunca haviam sido enfrentados - citando como exemplo os postos de combustíveis:
(A partir do minuto 29:10) "Como presidente do Procon, fiscalizamos setores que nunca foram fiscalizados: postos de combustíveis, cartel do combustível."
(Imagem: Reprodução Imirante/OEstado)
Veja as checagens dessa informação no fórum abaixo. O Sem Migué é um projeto experimental que conta com colaboradores voluntários de perfis diversos (conheça os perfis). Os checadores têm autonomia para publicar suas próprias verificações, mas todos são orientados a seguir a nossa metodologia, utilizando link para as fontes e uma das etiquetas a seguir: "verdadeiro", "descontextualizado", "exagerado", "não dá pra afirmar" ou "falso" .
Em 2011, cerca de quatro anos antes da nomeação de Duarte Júnior para a presidência do Procon (Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor) do Maranhão, o órgão já orientava os consumidores sobre a compra de combustível e, também, já fiscalizava os postos de combustíveis em São Luís.
À época, o Procon-MA possuía a condição de Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor, de natureza jurídica de órgão desconcentrado (subsecretaria) da SEDIHC (Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Cidadania), como era conhecida a hoje SEDIHPOP (Secretaria dos Direitos Humanos e Participação Popular).
FONTES
Site institucional da SEDIHPOP:
https://sedihpop.ma.gov.br/[…]/
https://sedihpop.ma.gov.br/[…]/