Notícias
Checagem: Neto tem criação de Centro Pós-Covid em sua proposta de governo?
Neto Evangelista no debate da TV Guará
O candidato à prefeitura de São Luís Neto Evangelista (DEM) participou do debate realizado pela TV Guará no último dia 5 de novembro. Ao ser questionado sobre suas propostas para a Saúde na capital maranhense, ele falou sobre um Centro Pós-Covid cuja criação estaria prevista em sua proposta de governo. Como não checamos previsões de futuro, a proposta deste fórum é verificar apenas se essa ação está de fato contemplada no plano de governo registrado pelo candidato na Justiça Eleitoral.
(A partir do minuto 1:46:54) "Eu tenho na minha proposta de governo a criação do Centro Pós-Covid."
(Imagem: Reprodução TV Guará)
Veja as checagens dessa informação no fórum abaixo. O Sem Migué é um projeto experimental que conta com colaboradores voluntários de perfis diversos (conheça os perfis). Os checadores têm autonomia para publicar suas próprias verificações, mas todos são orientados a seguir a nossa metodologia, utilizando link para as fontes e uma das etiquetas a seguir: "verdadeiro", "descontextualizado", "exagerado", "não dá pra afirmar" ou "falso" .
Não há nenhuma referência à criação de um Centro Pós-Covid na proposta de governo apresentada por Neto Evangelista no registro de sua candidatura. O documento está disponível para consulta na plataforma DivulgaCand - repositório de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A proposta do candidato contém 25 metas para a cidade de São Luís em diferentes eixos temáticos. No eixo da Saúde, há apenas três itens: ampliar a cobertura da atenção básica, reestruturar a assistência nos hospitais do município e cuidar dos ludovicenses de forma integral. Nenhuma das metas prevê a criação do centro mencionado por Evangelista no debate.
De acordo com a Lei nº 9.504/1997, os candidatos a cargos do Executivo (prefeito, governador e presidente da República) são obrigados a apresentar à Justiça Eleitoral um documento contendo suas propostas de governo. Esse documento oficial é disponibilizado na plataforma DivulgaCand para conhecimento de toda a sociedade.
Não existe, no entanto, nenhuma obrigação legal de cumprir essas propostas no exercício do mandato. Ainda assim, serve de referência para que a opinião pública possa cobrar posteriormente os representantes eleitos.
Fontes
Proposta de governo de Neto Evangelista
https://divulgacandcontas.t[…]Proposta%20de%20governo.pdf
Plataforma DivulgaCand
https://divulgacandcontas.tse.jus.br/[…]/candidatos
Lei Eleitoral
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9504.htm