Notícias

Checagem: Neto Evangelista criou 41 restaurantes populares pela SEDES?

publicado: 03/10/2020 12h41, última modificação: 04/07/2022 09h01
Durante debates, Neto Evangelista (DEM) afirmou ter ampliado a rede de restaurantes populares quando foi secretário de Desenvolvimento Social.
Neto Evangelista debate Band

Neto Evangelista no debate da Band

 

O deputado estadual e candidato à prefeitura de São Luís pelo DEM, Neto Evangelista, afirmou ter criado 41 restaurantes populares quando foi secretário de Estado de Desenvolvimento Social do governo Flávio Dino entre 2015 e 2018. A declaração foi feita primeiro durante o debate Band/TV UFMA, do dia 1º de outubro, e depois repetida no debate Imirante/OEstado, realizado no dia 20 de outubro. Ao se referir à sua gestão à frente da SEDES, Evangelista diz:

"Recebi com 5 (restaurantes populares), entreguei com 26 e mais 20 prontos para serem entregues que já estão funcionando."

Debate Band Neto Evangelista

(Imagem: Reprodução do debate Band/TV UFMA)

Veja as checagens dessa informação no fórum abaixo. O Sem Migué é um projeto experimental que conta com colaboradores voluntários de perfis diversos (conheça os perfis). Os checadores têm autonomia para publicar suas próprias verificações, mas todos são orientados a seguir a nossa metodologia, utilizando link para as fontes e uma das etiquetas a seguir: "verdadeiro", "descontextualizado", "exagerado", "não dá pra afirmar" ou "falso" .

Siga o projeto no FacebookInstagram e Twitter.

 

Jorge Martins
Jorge Martins disse:
21/10/2020 14h05
#exagerado

De acordo com os dados da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) fornecidos pela assessoria de imprensa do governo do Maranhão, existem hoje 50 restaurantes populares em funcionamento. Desses, um total de 15 foram inaugurados de janeiro de 2015 a abril de 2018, período em que Neto Evangelista comandou a pasta. Portanto, são seis unidades a menos na quantidade que o candidato diz ter inaugurado.

Nos meses de maio e junho de 2018, foram inaugurados apenas dois restaurantes – nos municípios de Godofredo Viana e Viana. Em nota (anexada no link abaixo), a assessoria de comunicação do governo confirma que esses eram os restaurantes prontos em abril de 2018. Os demais restaurantes da lista fornecida pelo governo foram inaugurados somente a partir de junho de 2019. Portanto, o candidato também exagerou ao dizer que deixou mais 20 unidades prontas para serem entregues.

Fontes
https://drive.google.com/dr[…]-FZFc213OXdMr9S?usp=sharing