Notícias
Checagem: manguezais são sistema natural de tratamento de esgoto?
Eduardo Braide no estúdio da Rádio Timbira dando entrevista para três jornalistas.
Em entrevista às rádios Timbira AM e Universidade FM no último dia 5 de outubro, o deputado federal e candidato a prefeito de São Luís Eduardo Braide (Podemos) foi questionado sobre suas propostas para a proteção do meio ambiente, considerando sobretudo a decisão recente do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) pela revogação de regras que protegiam manguezais e restingas. Braide respondeu que é contra a decisão do Conama, destacando a importância dos manguezais para a biodiversidade e para geração de renda. Em seguida, ele afirma:
(A partir do minuto 08:47) "Mas mais importante do que isso, é preciso que se tenha essa ideia. Os manguezais são o melhor sistema de tratamento de esgoto natural que nós temos no mundo. Todos os especialistas já disseram isso."
Veja as checagens dessa informação no fórum abaixo. O Sem Migué é um projeto experimental que conta com colaboradores voluntários de perfis diversos (conheça os perfis). Os checadores têm autonomia para publicar suas próprias verificações, mas todos são orientados a seguir a nossa metodologia, utilizando link para as fontes e uma das etiquetas a seguir: "verdadeiro", "descontextualizado", "exagerado", "não dá pra afirmar" ou "falso" .
De acordo com publicação de 2016 do ICMBIO, o ecossistema manguezal funciona como um filtro biológico em que bactérias trabalham a matéria orgânica. No mesmo sentido, estudo realizado no Panamá e publicado, em 2004, na revista Management of Environmental Quality indica a capacidade desse ecossistema de filtrar nutrientes (nesse caso apenas resíduos orgânicos e não o esgoto). Publicação de 2001, do Projeto PLANÁGUA SEMADS / GTZ de Cooperação Técnica Brasil – Alemanha, aponta que os manguezais “aparentemente” não seriam muito prejudicados por descargas indiretas de esgoto, contanto que estas sejam diluídas.
Porém, o lançamento direto de esgoto in natura nos manguezais é reportado, mais recentemente, de forma reiterada, por cientistas vinculados à instituições internacionais, nacionais e locais, como degradação ambiental, afetando a qualidade da água em ecossistemas.
Esse, inclusive, é o posicionamento da bióloga, pesquisadora e professora da UFMA, Flávia Mochel, em declaração concedida, no dia 12/10, ao projeto Sem Mgué.
Ouça o áudio no link: https://drive.google.com/[…]/view?usp=sharing
Maior autoridade na área no Maranhão em manguezais, Flávia Mochel detém pós doutorado com Recuperação de Manguezais em Wageningen University (Holanda), é responsável pelo Laboratório de Manguezais e é fundadora do Centro de Recuperação de Manguezais na UFMA.
Há que se mencionar que os manguezais são considerados grandes berçários naturais e são indispensáveis à subsistência das populações tradicionais da zona costeira, com seus estoques de peixes, moluscos e crustáceos.
Estudo de 2016, publicado na revista Marine Environmental Research, aponta que a contaminação desse ecossistema natural pelo esgoto alteraria as fontes de nutrientes disponíveis para os caranguejos.
A carga orgânica excessiva dos esgotos pode ocasionar, ainda, a mortandade da fauna e os animais podem ser contaminados por microrganismos patogênicos (vírus, bactérias, protozoários e helmintos) e agentes químicos, tornando-se vetores de sérias doenças para a população das comunidades que se utilizam dessas áreas para pesca, recreação e lazer.
Fontes:
Projeto PNUD BRA/07/G32 – Manguezais do Brasil. ICMBIO, Brasília, 2016
https://www.emerald.com/[…]/html
https://www.frontiersin.org/[…]/full
http://www.sbpcnet.org.br/[…]/2766_14b635d7c3e4bc48901d0c7db632c59e3.pdf
http://www.rebentos.org/[…]/manguezais-e-marismas
http://ecologia.ib.usp.br/p[…]le&id=70&Itemid=409
https://www.sciencedirect.com/[…]/S0141113616301672
https://repositorio.ufba.br[…]20Ericka%20Browne%20SAT.pdf