Checagem: mais da metade das escolas de São Luís não tem acesso à Internet?

publicado: 23/11/2020 17h15, última modificação: 04/07/2022 09h01
A informação foi dita pelo candidato à prefeitura de São Luís Eduardo Braide (Podemos) na sabatina O Estado/Imirante.
Braide sabatina O Estado/Imirante segundo turno

Braide sendo entrevistado na sabatina O Estado/Imirante.

Durante a sabatina realizada por O Estado/Imirante nesta segunda-feira (23), o candidato à prefeitura de São Luís Eduardo Braide (Podemos) defendeu a necessidade de tornar as escolas do município mais atrativas para os alunos. O candidato falou sobre a defasagem das escolas da rede pública no que diz respeito ao acesso à tecnologia. Ele afirmou:

(A partir do minuto 17:33) "Mais da metade das escolas de São Luís não tem Internet."

Braide na sabatina O Estado 2 turno

(Imagem: Reprodução de O Estado/Imirante no Youtube)

Veja as checagens dessa informação no fórum abaixo. O Sem Migué é um projeto experimental que conta com colaboradores voluntários de perfis diversos (conheça os perfis). Os checadores têm autonomia para publicar suas próprias verificações, mas todos são orientados a seguir a nossa metodologia, utilizando link para as fontes e uma das etiquetas a seguir: "verdadeiro", "descontextualizado", "exagerado", "não dá pra afirmar" ou "falso" .

Siga o projeto no FacebookInstagram e Twitter.

Jorge Martins
Jorge Martins disse:
24/11/2020 16h28
#exagerado

De acordo com os microdados do Censo Escolar 2019, 68% das escolas municipais de São Luís contam com acesso à internet, 29% não têm acesso e cerca de 3% não informaram.

Entretanto, a maioria das escolas faz uso da internet apenas para fins administrativos. Das 196 unidades consideradas no Censo, somente 27 utilizam a internet em atividades de ensino-aprendizagem e 15 disponibilizam para uso dos alunos.

Informações extraídas do Censo Escolar 2019

Link para download dos microdados do Censo Escolar (site do INEP)