Notícias
Checagem: mais da metade das escolas de São Luís não tem acesso à Internet?
Braide sendo entrevistado na sabatina O Estado/Imirante.
Durante a sabatina realizada por O Estado/Imirante nesta segunda-feira (23), o candidato à prefeitura de São Luís Eduardo Braide (Podemos) defendeu a necessidade de tornar as escolas do município mais atrativas para os alunos. O candidato falou sobre a defasagem das escolas da rede pública no que diz respeito ao acesso à tecnologia. Ele afirmou:
(A partir do minuto 17:33) "Mais da metade das escolas de São Luís não tem Internet."
(Imagem: Reprodução de O Estado/Imirante no Youtube)
Veja as checagens dessa informação no fórum abaixo. O Sem Migué é um projeto experimental que conta com colaboradores voluntários de perfis diversos (conheça os perfis). Os checadores têm autonomia para publicar suas próprias verificações, mas todos são orientados a seguir a nossa metodologia, utilizando link para as fontes e uma das etiquetas a seguir: "verdadeiro", "descontextualizado", "exagerado", "não dá pra afirmar" ou "falso" .
De acordo com os microdados do Censo Escolar 2019, 68% das escolas municipais de São Luís contam com acesso à internet, 29% não têm acesso e cerca de 3% não informaram.
Entretanto, a maioria das escolas faz uso da internet apenas para fins administrativos. Das 196 unidades consideradas no Censo, somente 27 utilizam a internet em atividades de ensino-aprendizagem e 15 disponibilizam para uso dos alunos.
Fontes
Informações extraídas do Censo Escolar 2019
https://docs.google.com/[…]/edit?usp=sharing
Link para download dos microdados do Censo Escolar (site do INEP)
https://www.gov.br/[…]/microdados