Notícias

Checagem: convênios com escolas comunitárias são mais burocráticos em São Luís?

publicado: 26/09/2020 11h08, última modificação: 04/07/2022 09h01
Estamos verificando frase de Eduardo Braide sobre a documentação exigida para que escolas comunitárias de São Luís recebam recursos do Fundeb.
Braide Escolas Comunitárias

Tuíte de Eduardo Braide sobre convênio da prefeitura com escolas comunitárias

 

O candidato a prefeito de São Luís Eduardo Braide (Podemos) utilizou o Twitter para publicar, no último dia 18 de setembro, uma declaração afirmando o caráter burocrático do processo de convênio da prefeitura com escolas comunitárias (clique para acessar o tuíte). São esses convênios permitem que as instituições mantenedoras de escolas comunitárias e confessionais recebam recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A frase selecionada para verificação foi:

"Hoje, a Prefeitura exige das escolas comunitárias 22 documentos para que recebam repasses do Fundeb, enquanto em outras capitais são exigidos apenas seis."

Tuíte de Braide sobre convênios da prefeitura com escolas comunitárias em São Luís.

Veja as checagens dessa informação no fórum abaixo. O Sem Migué é um projeto experimental que conta com colaboradores voluntários de perfis diversos (conheça os perfis). Os checadores têm autonomia para publicar suas próprias verificações, mas todos são orientados a seguir a nossa metodologia, utilizando link para as fontes e uma das etiquetas a seguir: "verdadeiro", "descontextualizado", "exagerado", "não dá pra afirmar" ou "falso" .

Siga o projeto no FacebookInstagram e Twitter.

 

 

Jorge Martins
Jorge Martins disse:
25/09/2020 16h00
#descontextualizado

O número de documentos exigidos pela Prefeitura de São Luís é próximo do apresentado por Braide. De acordo com o último edital de convocação publicado no Diário Oficial do Município no dia 21 de janeiro de 2020, são exigidos 24 documentos dessas instituições.
Fonte: https://drive.google.com/dr[…]lypvJ5xNTtRhjH-?usp=sharing

Entretanto, algumas das capitais mais populosas exigem bem mais do que seis documentos para o credenciamento das escolas. Veja o levantamento abaixo:

Salvador – 27 documentos
http://educacao.salvador.ba[…]ENTO-N%C2%BA-003.2019-1.pdf

Fortaleza – 13 documentos
https://drive.google.com/dr[…]lypvJ5xNTtRhjH-?usp=sharing

Belo Horizonte – 11 documentos
https://prefeitura.pbh.gov.[…]coes-da-soceidade-civil.pdf

Curitiba – 26 documentos
https://mid-educacao.curitiba.pr.gov.br/[…]/00244376.pdf

Belém – 13 documentos
http://www.belem.pa.gov.br/[…]M_30.10.2019.doc-PAMELA.pdf

Porto Alegre – 17 documentos
http://lproweb.procempa.com.br/[…]/res00502.pdf