Checagem: 24% das escolas municipais de São Luís não têm água encanada?

publicado: 11/11/2020 16h55, última modificação: 04/07/2022 09h01
Informação dita pelo candidato Duarte Júnior (Republicanos) durante entrevista à TV Mirante.
Duarte Júnior em entrevista à TV Mirante

Em entrevista à TV Mirante no último dia 5 de novembro, o candidato à prefeitura de São Luís Duarte Júnior (Republicanos) falou sobre suas propostas para várias áreas - entre elas a educação. Ao ser questionado sobre como conduziria o retorno às aulas num cenário de pandemia, ele defende que a prioridade seria a viabilização de ambientes saudáveis, já que hoje muitas escolas funcionam sem a infraestrutura adequada. O candidato afirma:

(A partir do minuto 4:12) "Vinte e quatro por cento das escolas públicas municipais em São Luís, de acordo com dados do Inep, não têm sequer água encanada."

Duarte Júnior em entrevista na TV Mirante

(Imagem: Reprodução TV Mirante)

Veja as checagens dessa informação no fórum abaixo. O Sem Migué é um projeto experimental que conta com colaboradores voluntários de perfis diversos (conheça os perfis). Os checadores têm autonomia para publicar suas próprias verificações, mas todos são orientados a seguir a nossa metodologia, utilizando link para as fontes e uma das etiquetas a seguir: "verdadeiro", "descontextualizado", "exagerado", "não dá pra afirmar" ou "falso" .

Siga o projeto no FacebookInstagram e Twitter.

Jorge Martins
Jorge Martins disse:
13/11/2020 18h18
#falso

O dado apresentado pelo candidato é subestimado. De acordo com o Censo Escolar 2019, 36% das escolas municipais não têm água encanada, ou seja, não são abastecidas pela rede pública de distribuição.

A informação foi coletada a partir dos microdados do Censo (links abaixo), que apontam se as escolas possuem abastecimento de água pela rede pública, por poço artesiano, cacimba/cisterna/poço, rio/igarapé/riacho/córrego ou inexistente.

Das 196 unidades do município de São Luís que constam na pesquisa, 32% possuem poço artesiano como principal fonte de abastecimento de água. Uma escola - a UEB Criança Feliz - não possui nenhum tipo de abastecimento.

Tabela criada a partir dos microdados do Censo Escolar 2019

Página para download dos microdados