UFMA Imperatriz realiza Acolhida Geral como abertura do primeiro semestre de 2024

publicado: 20/03/2024 17h28, última modificação: 20/03/2024 17h28
acolhida 01 b.jpg

A Acolhida Geral dos discentes, docentes, técnicos e terceirizados referente ao primeiro semestre de 2024.1, da Universidade Federal do Maranhão Imperatriz, foi realizada na última segunda-feira (18). A programação iniciou pela manhã, na Unidade Bom Jesus, e à noite, na Unidade Professor José Batista, no centro da cidade.

A programação contou com uma abertura cultural voz e violão, com o músico Nertan Dias. O diretor de Centro, coordenadores de cursos e representantes dos Centros Acadêmicos fizeram o uso da palavra.

Como parte da programação, a UFMA participa da campanha “Imperatriz-200 mil eleitores”, que além de serviços eleitorais durante toda a semana, teve a participação do Juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Delvan Tavares, que apresentou a campanha à comunidade acadêmica.

A professora convidada, Lilian Castelo Branco, ministrou a aula inaugural intitulada “A Vida universitária: encantos e desafios”. Ela destacou a necessidade de se planejar e se disciplinar para alcançar os resultados, assim como manter o equilíbrio entre o estudos; atividades físicas; sono; alimentação e sociabilidades.

Durante a cerimônia, também houve apresentação e explicação sobre sobre os setores de Assistência Estudantil, Biblioteca, Núcleo de Comunicação e Programa De Educação Tutorial (Pet).

A caloura de Pedagogia, Maria de Fátima, conta que está com grandes expectativas para esse início de semestre. “As minhas expectativas são muito boas. Eu escolhi esse curso porque desde criança eu sempre gostei muito da área da educação e sempre brincava de dar aulas. Então por gostar, ter esse interesse e grande admiração pela Pedagogia, assim que eu cheguei no ensino médio, decidi que seria esse o curso que eu queria”, contou.

Egresso da instituição, o coordenador do curso de Direito, Thiago Pestana destaca a importância dessa acolhida. “Como egresso desta instituição, não deixo de ter um vislumbre do passado. Há tantos anos, quando eu vim para cá, nós tivemos um momento semelhante, claro que não tão bem organizado como hoje; a gente pode perceber, com convidados que vieram de outras instituições, como o caso da professora Lilian, a contribuição do professor Delvan, chamo de professor porque apesar de juiz, já foi professor também nessa casa. Mas essa pluralidade de saberes nesse momento tão relevante de acolhimento, é fundamental”, relata o coordenador.

Pestana deixa mais explicações sobre sentimentos na chegada à universidade. “A gente chega meio perdido, a gente percebe isso nos olhares, nos gestos e na linguagem corporal daqueles que estão ingressando. Então, ter esse amparo, tanto por parte dos veteranos e principalmente pelo corpo técnico-administrativo, dos docentes, é indispensável. A instituição e todos os envolvidos diretamente estão de parabéns, e que essa acolhida seja a primeira de muitas que teremos a oportunidade de vivenciar”.

O Diretor do Centro de Ciências de Imperatriz, Leonardo Hunaldo Dos Santos, expressou as boas-vindas a todos. “Fizemos duas acolhidas, uma na Unidade do Bom Jesus e a outra na Unidade José Batista. É um momento muito importante para darmos as boas-vindas aos novos discentes dos mais diversos cursos. É o momento de mostrar para eles que estão iniciando uma trajetória, que não estão sozinhos, somos uma família UFMA”, lembrou.

por: Marcela Lima