Notícias

Núcleo de Comunicação da UFMA Imperatriz cria Banco de Fontes para atender demandas da imprensa

publicado: 23/05/2023 11h24, última modificação: 23/05/2023 11h24
ccim.jfif

Desde fevereiro de 2023 o Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), está reestruturando suas ações no âmbito da comunicação. Com essa reestruturação, a Assessoria de Comunicação passou a chamar-se Núcleo de Comunicação, coordenado atualmente pelo Prof. Dr. Ricardo Alvarenga, e composto por uma equipe de quatro integrantes, sendo eles três bolsistas de jornalismo e um técnico terceirizado, além de um suporte pontual de alunos do Estágio Obrigatório do Curso de Jornalismo. 

Dentre as estratégias definidas pela coordenação do Núcleo está o estreitamento do relacionamento com os meios de comunicação de Imperatriz e região, seja pelo envio de pautas ou pela indicação de especialistas para entrevistas. Inclusive, para facilitar o processo de indicação de fontes para a imprensa, foi criado o projeto Banco de Fontes, que se constitui a partir do preenchimento de um formulário online onde docentes e técnicos que desejam, tenham interesse e disponibilidade para conceder entrevistas aos veículos de comunicação (televisão, rádio, jornal, internet) possam cadastrar seus dados e seus temas de interesse. 

De acordo com o Prof. Dr. Ricardo Alvarenga, coordenador do Núcleo, a criação do banco de fontes visa simplificar o atendimento das demandas da imprensa. “Constantemente emissoras de televisão, de rádio, sites e jornais nos procuram pedindo especialistas que possam comentar sobre vários temas, atuando como fontes na produção de conteúdos jornalísticos. Isso sempre nos demandava muito trabalho, pois era necessário mapear quais professores ou técnicos da nossa universidade poderiam falar sobre as temáticas solicitadas, então resolvemos criar esse banco de fontes como uma forma de simplificar esse processo”, contou o docente.

No formulário do Banco de Fontes há um campo dedicado especificamente aos temas de interesse, no qual quem se inscrever poderá colocar quais e quantos temas de interesse desejar. A participação de quem se disponibilizar como fonte em conteúdos jornalísticos, seja por meio de entrevistas ou comentários, é uma oportunidade importante para popularizar o conhecimento produzido na universidade, além do que é possível cadastrar essas participações no Lattes como Produção Técnica.

O preenchimento do formulário para docentes estará disponível aqui e o formulário para técnicos está disponível aqui até o dia 26 de maio. A participação de docentes e técnicos é essencial para a criação do banco de fontes, pois assim, sempre que houver uma demanda de entrevistas será mais prático e rápido o direcionamento da fonte às emissoras. 

 

Por: Clara Teles

Revisão: Ricardo Alvarenga