Notícias
VII Seminário do PET promove troca de conhecimentos e experiências acadêmicas na UFMA Imperatriz
Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz, sediou o VII Seminário Local do Programa de Educação Tutorial (SEMIPET). O evento ocorreu no auditório da Unidade Prof. José Batista, no Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), reunindo estudantes, professores e pesquisadores em um espaço dedicado à troca de experiências e à disseminação do conhecimento acadêmico.
O SEMIPET é uma iniciativa dos grupos PET da UFMA, que atuam em diversas áreas do conhecimento, promovendo ensino, pesquisa e extensão. Nesta sétima edição, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos desenvolvidos ao longo do último ano, além de participar de oficinas interativas e debates sobre temáticas relevantes para a formação acadêmica e profissional.
A programação contou com a exposição de pesquisas e projetos inovadores conduzidos pelos grupos PET, destacando o impacto positivo do programa na formação dos estudantes e no desenvolvimento da comunidade local. Além disso, as oficinas abordaram temas diversos, desde metodologias científicas até o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de liderança, proporcionando aos participantes uma experiência enriquecedora e multidisciplinar.
Para a tutora do PET, professora Adriana Crispim, o SEMIPET trabalhou com o tema sustentabilidade pensando na agenda 2030, tendo desenvolvido atividades como palestras, mesas redondas e minicursos.
O diretor do CCIm, professor Leonardo Hunaldo, observa que “o Programa traz toda a interdisciplinaridade entre os cursos e são alunos de diversos cursos que realizam projetos inter e transdisciplinares, fazendo com que melhore bastante a formação de nossos alunos”.
Os participantes também ressaltaram a importância do evento para sua trajetória acadêmica. A estudante do curso de medicina do CCIm, Emanuela Duarte, comentou sobre o evento: “Sou bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) aqui na UFMA Imperatriz e é com muito prazer que nós anunciamos esse evento, o qual nós organizamos com tanto carinho, que tem como tema central desenvolver debates em volta da agenda 2030 estabelecida pela ONU, visando à sustentabilidade e qual papel de cada um dos cidadãos, papel governamental e dos acadêmicos para o comprimento dessa agenda dentro do prazo”.
Por: Elenir Castro

