V Amostra Artística Educacional promove lançamento de livro infantojuvenil no Dia do Folclore

publicado: 11/10/2023 15h38, última modificação: 11/10/2023 15h38
Evento promovido pelo curso de Pedagogia teve peça teatral e diversas manifestações artísticas
WhatsApp Image 2023-10-10 at 16.27.47 (1).jpeg

Foi realizada na terça-feira, dia 22 de setembro, a V Amostra Artística Educacional ( AMAE), no auditório da Unidade Prof. José Batista de Oliveira, UFMA Imperatriz. O evento foi promovido pelo curso de Pedagogia, sob a coordenação da professora Teka Bomfim, e contou com o lançamento de um livro infantojuvenil.

A obra “Você sabe, você viu?”, de Bella Aurora, com  ilustrações de Cris Eich, retrata personagens do folclore nacional como o bumba meu boi e o boi bumbá. O  lançamento veio em um dia especial, já que na edição deste ano a Amostra foi realizada no Dia do Folclore.

O livro, lançado pela Editora Melhoramentos, é composto por textos rimados em que os pequenos leitores terão a oportunidade de conhecer a história de uma vaca mansa sorridente, formosa e que deseja se casar. No livro, a personagem encontra bois que fazem parte da cultura popular brasileira, como o boi Caprichoso e Garantido de Parintins e do Bumba Meu Boi do Maranhão.

A professora Tereza Bonfim, do curso de Pedagogia da UFMA Imperatriz, é a coordenadora do evento e, juntamente com os alunos da disciplina de Fundamentos e Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa do curso de Pedagogia, estão participando do processo de organização da V AMAE.

A noite começou pelas boas-vindas ao semestre letivo 2023.2 para o curso de Pedagogia, com uma mesa formada pelo diretor de Centro, professor Leonardo Hunaldo; a organizadora da amostra, professora Teka Bomfim; a Professora Karla Bianca e a coordenadora do curso, professora Francisca Agapito.

A partir de diferentes linguagens (musical, corporal, desenho, pintura) e dividida em quatro diretrizes, a turma da professora Teka demonstrou em cada um dos grupos uma possibilidade diferente de se ler a obra lançada.

Depois de a peça teatral adaptada do livro de Bella Aurora ser encenada no auditório pelos discentes de Pedagogia, foram feitas interações com a plateia e divulgado o resultado de um concurso chamado “Palpite sobre o sumiço da vaquinha”, também relacionado ao lançamento do livro. Também foram expostos em estandes trabalhos artísticos produzidos pelos estudantes como cards, maquetes, bolsas, cordéis e desenho animado.

A amostra cumpriu o objetivo de possibilitar uma leitura lúdica e interpretativa da obra, com uma boa quantidade de participantes. Os futuros professores saíram dali com o olhar transformado para a literatura infantil, por isso é importante ampliar a compreensão sobre a variedade de formas que o lúdico pode ser empregado para o aprendizado. Afinal, uma história bem contada pode surtir efeitos que vão além do entretenimento e da distração das crianças.

Por: Kennedy Mendes

Revisado por: Lígia Guimarães