Notícias
Universidade realiza formação pedagógica e capacitação de servidores pela Diretoria de Acessibilidade da UFMA, em Imperatriz
Para marcar o início do semestre letivo de 2025, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou a semana de formação pedagógica voltada para o corpo docente e técnico, com o tema Educação Inclusiva e Diversidade.
A primeira parte das capacitações foi realizada na tarde do dia 14, o treinamento “ Acessibilidade se aprende em casa”, promovido pela Diretoria de Acessibilidade (DACES), vinculada à Pró-reitoria de Assistência Estudantil (PROAES), e teve como objetivo de sensibilizar e instrumentalizar os participantes para um atendimento mais empático, eficiente e pautado no respeito à diversidade. No dia 15, houve a mesa-redonda “Inclusão de Pessoas com Deficiência e Condições Atípicas”, que foi um momento de troca de experiências e reflexões sobre como tornar a universidade mais acessível e inclusiva.

O curso promovido pela DACES integra o projeto de extensão “Educação Inclusiva e Diversidade”, que tem como proposta central ampliar o conhecimento da comunidade acadêmica sobre práticas inclusivas, a partir da valorização da convivência cotidiana e da vivência no ambiente familiar como espaços fundamentais para a construção de uma cultura acessível.
O Pró-Reitor de Assistência Estudantil da UFMA, professor Danilo Lopes, destacou o compromisso institucional da Universidade com o fortalecimento das políticas de acessibilidade. “A Universidade Federal do Maranhão vem atuando no sentido da ampliação das ações de acessibilidade. O ponto-chave é a formação de recursos humanos, a contratação de pessoal especializado, bem como a criação de um programa de apoio aos alunos PCDs”, enfatizou.
A formação reforça o papel da UFMA como um espaço de acolhimento e transformação social, reconhecendo que a inclusão não se limita à eliminação de barreiras físicas, mas exige uma mudança de postura, atitudes e práticas. Segundo a chefe da Subseção dos Intérpretes de Libras da DACES, Roselane Martins, a proposta é contribuir para a formação de uma comunidade universitária mais consciente, preparada e comprometida com a acessibilidade em todas as suas dimensões. “O projeto ‘Acessibilidade se Aprende em Casa’ tem como objetivo levar orientações práticas e teóricas sobre acessibilidade a técnicos, docentes e servidores da UFMA, visando não apenas o atendimento adequado aos nossos estudantes com deficiência, mas também à comunidade em geral”, explicou.
A ação faz parte de uma agenda permanente da Diretoria de Acessibilidade, que desenvolve atividades formativas, rodas de conversa, que tem como foco a promoção de uma universidade mais equitativa, inclusiva e cidadã.
Como parte da Formação Pedagógica, a mesa-redonda “Inclusão de pessoas com deficiência e condições atípicas”, ajudou a esclarecer dúvidas técnicas, promoveu o diálogo e a troca de experiências. Teve como palestrantes, a Profa. Dra. Karla Bianca, que debateu sobre “Acolhimento à discentes com condições atípicas”; Roselane Martins, tradutora e intérprete de Libras da Daces/PROAES, com o tema “Protocolo de acolhimento e atendimento de deficiência e condições atípicas na UFMA”, e a Profª Dra. Paula Regina Pereira, sobre o “Direito dos estudantes com necessidades educacionais especiais”.
Por: Elenir Castro