UFMA realiza Seminário de Abertura das turmas do Parfor em Imperatriz e Grajaú

publicado: 02/02/2024 13h06, última modificação: 02/02/2024 13h06
Em 2024, o programa atenderá 92 turmas, em 37 municípios do Maranhão
WhatsApp Image 2024-02-02 at 12.39.59.jpeg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou os Seminários de Abertura das turmas do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), com entrada em 2023.2, nos dias 25 e 26 de janeiro, nos municípios de Imperatriz e Grajaú.

O Parfor é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa induzir e fomentar a oferta de educação superior para profissionais do magistério que estejam no exercício da docência na rede pública de educação básica e que não têm formação na sua área.

No Seminário realizado no Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM) na manhã do dia 25 de janeiro, 120 professores cursistas deram início à graduação em Pedagogia, respectivamente dos municípios de Bom Jesus das Selvas (20), Buriticupu (50) e São  Pedro  da Água  Branca (50). E no Centro de Ciências de Grajaú (CCGR) participaram do Seminário de abertura 176 professores cursistas dos municípios de Arame (49), Barra do Corda (27), Grajaú (50) e Jenipapo dos Vieira (50) que vão cursar as licenciaturas em Pedagogia, Geografia e Letras.

O coordenador institucional do Parfor, professor José Carlos de Melo, lembra que a UFMA já atua no Programa há 14 anos e já formou mais de três mil professores. “O impacto do Parfor na formação dos nossos professores da educação básica tem sido bastante gratificante e valoroso. Isso transformou a vida não só dos professores, como do município. O professor começou a dar melhor as suas aulas e isso vai refletindo lá no índice de avaliação das crianças. São formados professores da educação básica, desde a educação infantil até o Ensino Médio. E a partir do momento que  o professor é formado, a sua didática, o seu planejamento vai melhorar até a própria prática de ensino. Nós também temos exemplos exitosos de alunos que passaram em mestrado e doutorado. Então o Parfor muda a vida das pessoas e isso gratifica a gente ", comemora.

Em 2023, a Universidade atuava em 29 municípios com 52 turmas, conforme explica a Diretora de Ações Especiais (DAESP) da Pró-reitoria de Ensino (PROEN), professora Lorena Carvalho Martiniano de Azevedo, do setor da UFMA responsável pelo Parfor. Ela destaca que, em 2024, a UFMA vai atender 37 municípios com 92 turmas, são cerca de 4458 cursistas. “Desde 2019 que nós estamos na Diretoria de Ações Especiais (DAESP), que é responsável pelo Parfor. Em 2022 a Capes lançou mais um edital e a UFMA foi a universidade mais contemplada no Brasil todo, com quantidade de cursos e quantidade de turmas. A gente teve um aumento grande. Estamos com a universidade dentro da universidade. O nosso objetivo com o Parfor é de fato formar professores com qualidade e melhorar a educação no nosso estado”, explica.

Durante a cerimônia de aula inaugural em Imperatriz, o diretor do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM), professor Leonardo Hunaldo dos Santos, lembrou da sua trajetória no Parfor. “Eu também sou docente do Parfor do curso de Pedagogia. Fui monitor de um curso do Parfor durante três anos na graduação. É um projeto que amadureceu e que hoje é um programa imenso, de grande importância, então é uma alegria muito grande dar as boas vindas às turmas que estão iniciando. É muito gratificante ver os ingressantes realizarem um sonho de fazer uma graduação na Universidade Federal do Maranhão” disse.

As prefeituras também prestigiaram as cerimônias, juntamente com suas secretarias e representantes municipais. A prefeita de São Pedro da Água Branca, Marilia Gonçalves Oliveira, celebrou a vitória para a educação do município. “Para nós, que lutamos por esse curso, não temos palavras para expressar nossa alegria porque sabemos do ganho que é para o município. Eu ouvi esse ano todinho falar em proficiência, então eu acho que a gente tem que criar esse compromisso, esse espírito de querer ver a educação melhor, então o ganho é imenso. Estamos com essa vontade e expectativa, que aproveitam o curso ao máximo. É um sonho realizado”, declarou.

O prefeito de Grajaú, Mercial Arruda, também comemorou o marco para a educação. “A elite da educação do Maranhão está aqui. Estamos no templo da educação, que é nossa Universidade Federal do Maranhão. Nós sonhamos tanto tempo e temos muito orgulho de poder contemplar esse momento. Aproveitem essa oportunidade de estudar e contem com o apoio da administração de Grajaú e de todos os municípios”, declarou.

A UFMA também está concorrendo ao edital do Parfor Equidade, que visa formar professores em licenciaturas específicas para atendimento das redes públicas de educação básica ou das redes comunitárias de formação por alternância, que ofereçam educação escolar indígena, quilombola e do campo, assim educação especial inclusiva e na educação bilíngue de surdos. Os estudantes indígenas, pardos, pretos, quilombolas e das populações do campo, assim como pessoas surdas e do público-alvo da educação especial, matriculados em cursos do Parfor equidade, farão jus ao recebimento de bolsa de estudos.

Por: Lígia Guimarães

Fotos: Clara Teles