UFMA Imperatriz tem sete trabalhos premiados no SEMIC e SEMITI 2023

publicado: 04/12/2023 15h51, última modificação: 05/12/2023 11h03
WhatsApp Image 2023-12-04 at 15.50.51.jpeg

De 20 a 24 de novembro de 2023 foram realizados o XXXV Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e o XV Seminário de Iniciação Tecnológica e Inovação (SEMITI) na UFMA. Diversos trabalhos foram apresentados por discentes do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM), dentre os quais sete foram premiados. A solenidade de premiação ocorreu na última sexta-feira, 24, em formato híbrido e foi conduzida pelo atual reitor da Universidade Federal do Maranhão, professor Fernando Carvalho.

Durante a solenidade, o reitor destacou a importância dos projetos de iniciação científica. “O Semic é um momento de celebração em que o nosso discente apresenta seus trabalhos e que são trabalhos que contribuem para o aumento da nossa produtividade científica, melhorando os nossos indicadores de qualidade excelência”, avaliou.

No CCIm, os cursos de Engenharia de Alimentos, Jornalismo e Ciências Humanas - Sociologia tiveram sete graduandos premiados no Semic nas mais diversas categorias. Em Engenharia de Alimentos foram quatro vencedores, dentre eles, o discente Abraão Araujo Sandes Silva, com a temática “Aplicação da análise sensorial no desenvolvimento de misturas prontas para mingau sem glúten”, sob a orientação da professora Virgínia Kelly Gonçalves Abreu, ficou em 3° lugar no PIBITI, na categoria de apresentações assíncronas. O graduando do curso, Marcos Silva de Sousa, apresentou o trabalho de tema “Interação Fármaco-Fármaco: Obtenção de uma nova dispersão sólida de etionamida e ácido acetilsalicílico para a melhoria o tratamento da tuberculose” e foi premiado na categoria Iniciação Tecnológica, na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias.  A aluna Vithorya Monteiro Dos Reis, com orientação do professor doutor Paulo Roberto Da Silva Ribeiro, teve seu trabalho intitulado “Investigação Da Interação Da Etionamida Com O Ácido Acetilsalicílico Para Obtenção De Uma Nova Dispersão Sólida” premiado em 1° na categoria de apresentações orais do PIBIC.

Ainda em Engenharia de Alimentos, a discente Ariene de Morais Alves, teve o trabalho “Investigação da interação da pirazinamida com o ácido mefenâmico para a obtenção de dispersão sólida”, sob orientação do professor doutor Paulo Roberto da Silva Ribeiro, premiado em 3° Lugar em Ciências Tecnológicas, apresentações síncronas. A aluna Liandra de Lima Almirante apresentou seu trabalho intitulado “Interação fármaco-fármaco: obtenção e caracterização de novos materiais compósitos para o tratamento da tuberculose” e ficou em 1° lugar nas apresentações síncronas do PIBITI.

No curso de Ciências Naturais - Biologia a graduanda Karla Gabriela Mota de Oliveira, também com a orientação do professor doutor Paulo Roberto da Silva Ribeiro, teve seu trabalho com o título “Investigação Da Interação  Supramolecular De Fármacos Tuberculostáticos Para A Obtenção De Suas Dispersões Sólidas” premiado em 1° na categoria apresentação oral PIBITI.

No curso de Jornalismo foram duas premiadas: a graduanda do 5° período Dhara Larissa Lima Inácio trouxe o tema “O Jornalismo maranhense pela perspectiva da raça e o gênero”, com a orientação da professora Leila Lima de Sousa, ficando em 1° lugar em Ciências Sociais nas apresentações síncronas. Já a aluna do 7° período, Kaylane da Silva Freire, abordou o tema “Representatividade  nas  revistas  de  moda:  análise  nas  revista Vogue Brasil e Harper´s Bazaar Brasil”, que teve como orientação a professora Thaisa Cristina Bueno, ficou em 2° lugar nas apresentações orais da categoria de Ciências Sociais.

Em Ciências Humanas -  Sociologia, venceu a discente Amanda Silva Araújo, com o trabalho intitulado “Registros biográficos das vivências da identidade de gênero e sexualidade no ambiente dos estudantes calouros dos cursos de Humanas no CCSST/UFMA/IMPERATRIZ”, sob orientação do professor doutor Edson Ferreira da Costa, sendo premiada em 1° lugar na modalidade Ciências Humanas nas apresentações orais.

O Semic e o Semit receberam trabalhos de todos os câmpus da UFMA. As apresentações foram realizadas entre os dias 21 e 23 de novembro, de forma remota, nas salas virtuais do Google Meet e transmitidas simultaneamente, pelos canais institucionais do Youtube.

Por: Clara Teles

Revisado por: Lígia Guimarães