Notícias

UFMA Imperatriz tem doutorado aprovado no Programa de Saúde e Tecnologia

publicado: 24/09/2024 14h26, última modificação: 24/09/2024 14h26
A seleção para ingresso no novo curso de doutorado está prevista já para 2025
doutorado aprovado.jfif

A Universidade Federal do Maranhão teve dois novos doutorados aprovados pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na área da saúde.

No Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) foi aprovado o novo doutorado em Saúde e Tecnologia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia (PPGST) e, em São Luís, foi aprovado o doutorado em Saúde do Adulto, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Saúde do Adulto (PPGSAD), do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

Para a coordenadora do PPGST, em Imperatriz, Queli Cristina Fidelis, todo o corpo docente estava esperançoso para a aprovação do doutorado na Universidade. “A gente fica muito alegre, muito satisfeito de ter também esse reconhecimento da CAPES, que é esse órgão que acompanha os programas de pós-graduação, avalia e também acompanha o desenvolvimento desses programas, por reconhecer o esforço, a dedicação e a qualidade do nosso programa”, destaca.

O Programa de Pós-Graduação em Saúde de Tecnologia da UFMA Imperatriz iniciou suas atividades em abril de 2019, com o mestrado. A área de concentração Saúde e Tecnologia propõe investigar aplicações clínicas de tecnologias em saúde; desenvolver alternativas para solução de problemas que causam disfunções orgânicas, com ênfase no desenvolvimento de produtos biotecnológicos; estudar as repercussões biológicas, biomecânicas, psicológicas e epidemiológicas das tecnologias aplicadas à saúde; promover aprimoramento e validação de metodologias e instrumentos avaliativos e terapêuticos para tecnologias em saúde, assim como estimular a inovação na área de tecnologias em saúde.

O programa oferece duas linhas de pesquisa. Uma delas é a linha de Saúde e Sociedade e a outra a linha de Tecnologia e Saúde.

A seleção para o novo curso de Doutorado da Universidade Federal do Maranhão está prevista para 2025.

 

 

Por: Luana Bandeira.