Notícias
UFMA Imperatriz recebe exposição inédita “Meteoritos Pé na Estrada” no dia 30 de agosto
No dia 30 de agosto será realizada na Universidade Federal do Maranhão Imperatriz, Unidade Prof. José Batista, a exposição “Meteoritos - Pé na Estrada”. A programação é coordenada pelo curso de Licenciatura em Ciências Naturais e pelas pesquisadoras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Diana Andrade e Elizabeth Zucolotto.
Aberto a todo o público, a exposição inédita na Universidade trará diversos tipos de meteoritos mais comuns , que as pessoas poderão tocar.
As professoras responsáveis pelo projeto fazem parte de um grupo de mulheres cientistas que, além de desenvolverem pesquisas em seus laboratórios, realizam atividades de campo, com caça a meteoritos e divulgação científica.
O projeto “Meteoritos: Pé na Estrada" começou em novembro de 2022 e, no ano seguinte, passou a realizar as primeiras mostras. Busca não só a divulgação de meteoritos, mas também despertar o interesse dos alunos das instituições.
A exposição visita várias cidades brasileiras. Neste ano, 15 cidades terão o evento em cada uma das regiões, na região Nordeste o município escolhido foi Imperatriz-MA.
A professora da UFRJ e uma das coordenadoras do mostra, Diane Andrade, afirma que o foco principal da exposição são os meteoritos porque eles dão muitas informações sobre como o nosso sistema solar se formou. “Eles contam uma história a partir da sua composição química, a partir da sua petrografia. E no Brasil a gente tem um território enorme. Eu e a outra coordenadora da exposição, Elizabeth Zucolotto, faremos duas exposições do projeto em Imperatriz. Uma no Instituto Federal do Maranhão, que será dia 29 deste mês e a outra na UFMA, no dia seguinte (30)” .
A exposição “Meteoritos: Pé na estrada”, será realizada na sala 04 da UFMA Unidade Prof. José Batista, das 14h até 20h, e irá oferecer certificado de participação ao público presente.
Mais informações sobre o projeto nas páginas www.meteoriticas.com.br e @meteoriticas.br.
Por: Luana Bandeira