Notícias

UFMA Imperatriz realiza XXVI Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e XVI Seminário de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

publicado: 04/12/2024 17h08, última modificação: 04/12/2024 17h09
Evento realizado na terça-feira (03) contou com programação nas duas unidades da UFMA Imperatriz Bom Jesus e José Batista
semic capa.jpg

O Centro de Ciências de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou na última terça-feira (3) o XXXVI Seminário de Iniciação Científica (SEMIC) e o XVI Seminário de Iniciação ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SEMITI). O evento contou com programação nas unidades Bom Jesus e Prof. José Batista – Centro. Na ocasião, os acadêmicos apresentaram resultados de pesquisas de Iniciação Científica desenvolvidas nos cursos de graduação da UFMA. 

Foram cem trabalhos apresentados em Imperatriz. Na manhã, houve exposição dos trabalhos das áreas de Agrárias, Exatas, Tecnológicas, Biológicas e Saúde e , na parte da tarde, foram apresentados os banners das áreas de Ciências Humanas e Sociais.

A acadêmica do curso de Jornalismo, Renata Rodrigues, participou pela primeira vez do SEMIC e compartilhou a relevância do evento em sua trajetória acadêmica. “Como estudante de pesquisa, a gente trabalha o ano todo, escreve o resumo, corrige e revisa o texto para ser enviado ao SEMIC. É um processo longo, mas gratificante porque podemos mostrar os resultados do nosso trabalho e entregar uma pesquisa de qualidade. Foi uma experiência nova e desafiadora, mas muito boa. Os avaliadores foram gentis e deram contribuições relevantes, que podem melhorar ainda mais os trabalhos em andamento”, observa. 

A docente do curso de Enfermagem, Adriana Nogueira, pontuou o valor do momento presencial para os alunos. “É uma alegria para a gente estar aqui nesse momento presencial, prestigiando e acompanhando nossos alunos nessa interação e troca de experiências. Esse é um momento muito rico de aprendizado, mérito e descentralização”, pontuou a docente.

O docente do curso de Medicina e integrante da comissão organizadora, Aramys Reis, destacou o esforço contínuo dos pesquisadores ao longo do ano e a diversidade dos trabalhos apresentados. 

Para o diretor do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), Leonardo Hunaldo, a Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA (AGEUFMA) e o os Centros em todo o estado conseguiram promover um evento grandioso. “É um grande evento. Aqui estamos recebendo alunos não apenas da UFMA de Imperatriz, mas também do IFMA e da UEMASUL para que a gente consiga fazer a divulgação do que é produzido na nossa iniciação científica. Estão sendo apresentados 100 trabalhos no campus de Imperatriz e mais de 800 em toda a UFMA”, destaca o diretor.

O evento promoveu não apenas a troca de conhecimentos, como também destacou a excelência acadêmica e o esforço dos alunos na condução de pesquisas em diversas áreas. A programação continua nos demais campus da Universidade até sexta-feira (06). 

Por: Janayna sousa e Luana Bandeira