Notícias
UFMA Imperatriz realiza terceira edição da Feira de Negócios na Unidade Bom Jesus
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do curso de Engenharia de Alimentos, realizou na última terça-feira, 17, a terceira edição da Feira de Negócios. O evento, promovido como atividade de extensão, teve como objetivo principal fomentar novos negócios, aproximar a comunidade da universidade e impulsionar o comércio local em Imperatriz.
Com mais de 30 expositores, entre estudantes da UFMA, parceiros do Sebrae, docentes, técnicos e pequenos produtores convidados, a feira apresentou uma diversidade de produtos e serviços. Os visitantes puderam conferir desde alimentos artesanais até cosméticos, artesanatos e serviços prestados por Empresas Juniores da instituição.
A docente Daniela Souza Ferreira, organizadora da Feira, destacou a evolução do projeto. “Essa é a terceira edição da feira. Na primeira, tínhamos apenas nove expositores. Já nesta, ultrapassamos a marca de trinta. Além disso, nesta edição, contamos com uma parceria importante com o Sebrae, que trouxe mulheres empreendedoras apoiadas pela instituição”, relatou.

Além de estimular o empreendedorismo entre os estudantes, a feira também contribui para a prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Nada como o aprendizado da academia para colocar em prática o empreendedorismo. Os alunos acompanham os custos, fazem a contabilidade do caixa, avaliam o lucro e melhoram a cada edição. Muitos já começaram a empreender dentro do próprio campus”, complementou a professora.
Entre os destaques da feira, estava a participação da startup da UFMA, Maranuts Alimentos, que tem financiamento pela Fapema, FINEP e CNPQ e desenvolve snacks saudáveis e bombons de chocolates feitos de castanha. Auriane Maciel, doutoranda pela Bionorte e pesquisadora da empresa, apresentou o processo de fabricação de chocolates artesanais feitos com castanha do Maranhão. “A gente cuida de toda a etapa de produção, desde a amêndoa do cacau até o produto final. É um chocolate de altíssima qualidade, com versões sem lactose, sem açúcar e também com leite e pedaços de castanha”, explicou.
Pela primeira vez participando do evento, a empreendedora Maria dos Milagres Santos Alves, integrante do grupo apoiado pelo Sebrae, compartilhou sua satisfação com a experiência. “É uma oportunidade incrível. Participar da feira nos ajuda a ganhar mais sabedoria e fazer parcerias. A gente conhece outros empreendedores, tira dúvidas e isso é fundamental para quem está começando”, afirmou.

A Feira de Negócios da UFMA segue como um espaço de valorização da criatividade, da inovação e da formação empreendedora dos estudantes, ao mesmo tempo em que fortalece os laços entre a universidade e a comunidade local.
Fonte: Janayna Sousa