UFMA Imperatriz participa do VI Seminário de Iniciação à Docência

publicado: 21/05/2024 11h52, última modificação: 21/05/2024 11h52
semid 1.jpeg

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou o VI Seminário de Iniciação à Docência (Semid) de 16 a 18 de maio.  Organizado por meio da Pró-reitoria de Ensino (Proen), o evento possui como tema “Universidade e escola: espaços dialógicos de investigação e socialização da produção de conhecimentos sobre formação docente” e busca promover a interação entre professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, gestores, grupos de pesquisas e pesquisadores com interesse nos estudos e pesquisa sobre formação e saberes docentes vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e ao Programa Residência Pedagógica (RP), além de servir como finalização das atividades de dezoito meses do atual ciclo de bolsistas destes programas, iniciadas em setembro de 2022.

Em Imperatriz, o Semid foi realizado na Unidade Profº José Batista e reuniu docentes dos cursos de Ciências Naturais e Ciências Humanas, bolsistas do PIBID e acadêmicos. A programação contou mesa de abertura, roda de diálogos, apresentação de pôsteres, mesa temática e atividade cultural.

O docente do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Antônio Neres, revela que o evento é resultado de todos os trabalhos, tanto de Residência Pedagógica como os SEMID e que é uma forma de ressignificar os currículos de formação docente. “A programação está repleta de atividades importantes que contribuem bastante para os docentes como para os alunos ouvintes bolsistas”, frisa.

Quem também destacou a importância do VI Seminário de Iniciação à Docência foi a monitora e estudante do curso de Ciências Naturais, Samira Jhenifer. Para ela, o evento complementa tudo o que vivenciou nos 18 meses como bolsista.  “O PIBID traz uma grande importância na nossa vida como futuros professores, até mesmo adquirir experiências dentro da sala de aula e monitorar um evento de grande porte como o XI SEMID traz um sentimento indescritível”, finaliza.

Com temática voltada a pesquisas, intervenções e produção de conhecimento, o VI Seminário de Iniciação à Docência destacou os caminhos para atualização dos currículos de formação docente e a importância na educação inclusiva. O professor e pesquisador do curso de Ciências Naturais Biologia, Nertan Dias, revela que a apresentação de tudo o que foi produzido pelos alunos contribui de forma significativa para a jornada acadêmica deles: “Essa experiência de hoje é resultado desses um ano e meio que eles estiveram nos dois programas: PIBID e a Residência Pedagógica e que no final fazem relatório, geram resumos para que eles apresentassem aqui como produção científica. De forma geral, é muito importante termos um evento como esse em nossa Universidade”, avalia.

O aluno do 9º período em Biologia, Samir Rocha, afirma que a roda de diálogos realizada na manhã da sexta-feira irá contribuir de forma significativa para sua jornada acadêmica. “É um evento que só tem a somar para todos e para mim também, que além de acadêmico da UFMA, sou bolsista”, declara.

Por: Luana Bandeira