Notícias
UFMA Imperatriz participa da 20° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Neste mês foi realizada a 20° Semana Nacional de Ciências e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Governo do Estado do Maranhão, com o tema “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) escolheu, pela segunda vez, a cidade de Imperatriz para sediar o evento, que ocorreu de 16 a 20 de outubro, no Centro de Convenções.
A UFMA Imperatriz esteve presente todos os dias do evento com um stand coordenado pelo Núcleo de Comunicação, voltado a exposições, com participação dos diversos cursos da instituição e seus projetos. Foram divulgadas amostras de trabalhos científicos desenvolvidos pelos grupos de pesquisas dos cursos, além de palestras promovidas pelos coordenadores dos cursos de pós-graduação.
Foram apresentados projetos dos cursos de Medicina, Engenharia de Alimentos, Ciências Naturais - Biologia, Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS), Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM), a Empresa Júnior do Curso de Ciências Contábeis e Empresa Júnior do curso de Jornalismo. Também marcaram presença no stand os alunos do Programa de Educação Tutorial (PET), que exibiram as atividades desenvolvidas pelo programa acadêmico.
A presença da Universidade em eventos como esse contribui na ampliação e no desenvolvimento do conhecimento para que os jovens se sintam mais motivados a ingressar no ensino superior. O diretor do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIM), professor Leonardo Hunaldo, expôs satisfação pela sociedade conhecer um pouco mais sobre a atuação da UFMA na região. “Tivemos um engajamento grande por parte da sociedade, estudantes e a comunidade em geral. Recebemos muita visitação e a ideia de um evento como esse é dar a devida visibilidade para as ações que a gente realiza dentro da Universidade”, observou.
O professor do curso de Medicina, Aramys Reis, acredita que a presença na SNCT não apenas inspira novas gerações de cientistas, como também reforça o compromisso da universidade em servir a sociedade, garantindo que os avanços científicos e tecnológicos sejam acessíveis a todos. A professora do curso de Engenharia de Alimentos e coordenadora do PET, Adriana Crispim, avaliou que o momento proporcionou a divulgação científica dos projetos e a interação com a comunidade, promovendo a educação e estimulando o engajamento do público em temas relacionados à ciência e tecnologia.
A participação dos professores e alunos da UFMA no evento ajuda a incentivá-los a se tornarem pesquisadores, além de ser uma oportunidade de troca de conhecimentos, ao levar para a prática os saberes aprendidos em sala de aula, conforme observou a professora do curso de enfermagem, Floriacy Stabnow Santos.
Outra parte do evento foi destinada à apresentação de projetos de pesquisa. O Programa de Pós-graduação em Formação Docente e Práticas Educativas (PPGFOPRED) contribuiu com duas palestras, uma sobre pesquisas de educação matemática e a maranhensidade e outra sobre as relações de gêneros e sexualidades na educação, cada uma com dois mestrandos orientados pelo professor Jónata Moura.
O docente acredita que é crucial divulgar as pesquisas que estão sendo construídas para mostrar à comunidade que a UFMA Imperatriz faz ciência de qualidade, além de estabelecer diálogo com outras pessoas para que conheçam o programas e o que é desenvolvido neles. “É necessário divulgar os resultados que geram os investimentos em políticas públicas e promover o retorno para a sociedade. A UFMA Imperatriz, através dos programas de pós-graduação, tem mostrado esse refinamento da produção científica”, destacou.
Por: Marcelo Neres e Kennedy Mendes
Revisado por: Lígia Guimarães