Universidade celebra Dia do Enfermeiro com palestras, homenagens, exposições e minicursos

publicado: 21/05/2024 10h16, última modificação: 21/05/2024 11h53
hanseniese.jpeg

Na última quarta-feira (15), o Centro Acadêmico de Enfermagem da UFMA Imperatriz “Ana Néri”, em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), promoveu a sua primeira celebração em homenagem ao Dia do Enfermeiro, como parte da 85ª Semana Brasileira de Enfermagem. O evento teve como foco central a discussão sobre os "Caminhos para o Futuro da Enfermagem".

A programação foi repleta de atividades, como palestras, homenagens e uma mostra científica sobre Hanseníase, seguida por discussões e mesa redonda. Os participantes também puderam explorar stands de ligas e projetos de pesquisa, bem como participar de minicursos abordando temas como parada cardiorrespiratória, administração de injetáveis, cuidados avançados com feridas, manejo de curativos tecnológicos e cálculos de medicamentos.

A acadêmica do sétimo período de Enfermagem e uma das organizadoras do evento, Maria Eduarda de Souza, compartilha que ajudou a idealizar a Semana de Enfermagem como uma forma de apoiar os acadêmicos, com o objetivo de difundir conhecimentos essenciais para os futuros profissionais. Ela expressa sua gratidão ao ver a variedade de palestras e minicursos oferecidos, destacando a importância dos temas abordados e a oportunidade de aprender com os professores mestres presentes no evento.

A palestrante da roda de conversa e professora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia, Maria Aparecida, relata a importância dos assuntos explanados. “Os temas debatidos foram muito importantes, principalmente para o crescimento da Enfermagem. Eu fico muito grata e feliz em explicar sobre a hanseníase, pois dentro do curso de Enfermagem nós já temos um trabalho de atendimento para as pessoas que vivem com essa doença. É muito importante que a academia reflita sobre esse tema, para que possamos formar profissionais qualificados, que assistam esses pacientes com um tratamento e qualificação não só técnica, mas também humana”, explica a palestrante.

A docente do curso de Enfermagem, Adriana Nogueira, também palestrante, relata a importância da participação em um evento como esse. “Participar dessa celebração é uma grande alegria, por mostrar a competência, a proatividade e o envolvimento de futuros profissionais que estão engajados com a profissão e visibilidade. E falar dos desafios vivenciados no lidar diário foi uma experiência única de fazer uma reflexão, pois no exercício da profissão a gente tem diversos desafios e eles precisam ser superados, para não ser um motivo de desânimo, mas de superação e crescimento profissional”.

Professora do curso de Enfermagem da UFMA desde 2007, Floriacy Estabnow Santos, criadora dos projetos de extensão “Enfermeiros do RISO” e “Estratégia de Incentivo à Doação de Leite Materno”, expressa o seu agradecimento pela homenagem recebida do corpo discente. “A gente tem motivos para agradecer por termos o curso de Enfermagem na UFMA, por estarmos aqui hoje, pela homenagem e pela lembrança que os alunos nos entregaram. É notório que graças à UFMA, temos alunos que fazem parte da enfermagem em toda a região, como profissionais de excelência” .

A ampla programação na área da Enfermagem possibilitou um troca  de aprendizado e conhecimento,  promovendo reflexões sobre o futuro da profissão.

Por: Marcela Lima