Notícias
UFMA e Receita Federal articulam parceria para criação do “Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal” em Imperatriz
Na manhã da quinta-feira (18), no Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm), foi realizada uma reunião para dar prosseguimento à parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Receita Federal, marcando um passo significativo na criação do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um projeto em parceria entre a Receita Federal e instituições de ensino, com o propósito de disponibilizar serviços contábeis e fiscais gratuitos para cidadãos e pequenas empresas. Seu objetivo principal é oferecer suporte e orientação, sem competir com as atribuições de um escritório de contabilidade.
Estiveram presentes na reunião no CCIm o delegado da Receita Federal de São Luís, Carlos Eduardo, acompanhado de sua equipe, o delegado adjunto da Receita Federal em São Luís, Ribamar Fernandes; a chefe da Receita Federal de Imperatriz, Elaine Fernandes; o auditor fiscal de São Luís, Alexandre Linhares, além do diretor do CCIm, Leonardo Hunaldo, e o coordenador do curso de Ciências Contábeis da UFMA em Imperatriz, Hélio Rodrigues.
O diretor do Centro de Ciências de Imperatriz, Leonardo Hunaldo, destacou que a UFMA já vem preparando a estrutura para receber esse Núcleo desde 2023, em parceria com a Receita Federal, com o apoio do curso de Ciências Contábeis. “O objetivo é oficializar o Núcleo para atender a comunidade carente que não tem condições de pagar por serviços contábeis”, explica.
O Delegado da Receita Federal de São Luís, Carlos Eduardo França, informa que o processo de implantação do NAF na UFMA de Imperatriz está atualmente em fase de conclusão, ocorrendo simultaneamente ao processo semelhante em São Luís, que também está prestes a ser finalizado.
Carlos Eduardo destaca a relevância desse Núcleo para Imperatriz, enfatizando sua importância para a comunidade local. “A presença do NAF na cidade representa uma oportunidade única de acesso a serviços contábeis e fiscais de qualidade, especialmente para aqueles que não têm os recursos para pagar por esses serviços no setor privado”, avalia.
Outra contrapartida da Receita Federal é o treinamento dos alunos da UFMA por meio de plataformas virtuais. Esses recursos de capacitação serão essenciais para preparar os alunos para atender a população com eficácia, garantindo assim um serviço de qualidade e uma experiência positiva para todos os envolvidos. Além da parceria para o NAF, outras iniciativas foram discutidas na reunião, como o programa do governo "Cidadania Fiscal", por meio do Ministério da Educação (MEC).
Por: Marcela Lima/ Marcelo Neres