Notícias
UFMA concede outorga de grau a formandos de Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Ciências Naturais em Imperatriz
Em uma noite de emoção, com orgulho e senso de dever cumprido, a Universidade Federal do Maranhão concedeu a outorga de grau a 29 formandos dos cursos de Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Ciências Naturais - Biologia, do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm). A solenidade realizada no dia 25 de setembro marca a conclusão do primeiro semestre letivo de 2025 e o início de uma nova trajetória profissional.
A cerimônia foi presidida pelo Pró-reitor de Ensino, Romildo Martins Sampaio, representando o reitor da UFMA, Fernando Carvalho Silva. Em seu discurso, dirigiu felicitações pelo êxito e palavras de encorajamento aos formandos. “Vocês adquiriram habilidades e competências em diferentes áreas, agregaram aos conhecimentos incorporados uma visão ampla de pensamento. Agora, deverão ser fortes e eficazes para enfrentar os desafios que aparecerão. Hoje, vocês, merecidamente, se alegram pelo término do curso e se inquietam com o início de uma nova jornada. O estudante deu lugar ao profissional”, destacou.

A noite foi permeada de sentimentos de vitória e realização, compartilhados entre os familiares, amigos e professores dos formandos. Camila de Carvalho Ferreira, agora, bacharel em Enfermagem, ao lado da mãe, Maria Luzia Carvalho, comentou a alegria em poder utilizar os conhecimentos adquiridos no curso para cuidar das pessoas. “Um dos meus maiores desafios foi estar longe da minha família, porque eu vim de outra cidade para cá, e começar um curso totalmente novo, pessoas totalmente novas, sem a família por perto é bem desafiante. Uma das maiores alegrias foi encontrar uma outra família aqui em Imperatriz, os amigos que eu encontrei aqui na universidade, mas também fora da universidade, na comunidade que eu faço parte, e perceber que eu não estou sozinha”, ressaltou.
Para Maria Luzia, a conquista da filha é gratificante para toda a família que acompanhou o esforço e dedicação de Camila. “É um sonho de toda mãe ver o filho chegar onde ela chegou. Como enfermeira, ela vai fazer um papel muito bonito na sociedade. É o sonho de toda a família que está sendo realizado hoje”, testemunhou.

A colação de grau foi um momento especial também para os professores que acompanharam os formandos ao longo da graduação. A paraninfa oficial da cerimônia, professora Regiane Silva Pinheiro, do curso de Engenharia de Alimentos, reforçou o papel profissional que os graduados exercerão na sociedade. “Este não é apenas um dia de entrega de diplomas. É o dia em que cada esforço, renúncia e desafio se transformam em conquista. É o dia em que olhamos para trás e vemos o quanto crescemos e olhamos para frente vislumbrando tudo que ainda está por vir. Queridos formandos, vocês mudaram. Vocês não são mais aqueles jovens que um dia entraram pela primeira vez, nesta universidade, cheios de expectativas, mas também de inseguranças. Hoje, vocês saem daqui como profissionais transformados pela ciência, pela convivência e pela experiência da vida acadêmica”, exprimiu.
A oradora oficial, Isabel Holanda de Sousa, do curso de Ciências Naturais - Biologia, destacou o compromisso profissional das áreas de atuação dos formandos e que a vida é uma luta por dignidade, esperança e amor à vida, recordando o lema da universidade. “Hoje deixamos de ser apenas estudantes e nos tornamos profissionais formados pela Universidade Federal do Maranhão. Essa casa nos acolheu, nos desafiou e, agora, faz parte da nossa história. Cada um de nós chegou até aqui por caminhos diferentes, com sonhos e histórias únicas, mas, agora, nesse momento, todos caminhamos juntos como parte de uma mesma conquista”.

Durante a solenidade, houve também a entrega do prêmio Mérito Acadêmico, que é concedido aos graduandos que demonstraram destacado desempenho acadêmico, de acordo com a resolução nº 3.391-CONSEPE, de 9 de abril de 2024. A honraria é concedida àqueles que, durante a trajetória do curso, atingiram bons coeficientes de rendimento e desempenho acadêmico, segundo os requisitos previstos na resolução. Na cerimônia, a formanda agraciada com o prêmio foi Aline Cristine da Silva Cunha, do curso de Engenharia de Alimentos.

O diretor do CCIm, Leonardo Hunaldo dos Santos, reforçou o orgulho da universidade em ser um pólo de formação de recursos humanos qualificados para o estado e para o país. “Lembrar que, a partir de hoje, vocês levam consigo o diploma e o selo de qualidade da melhor universidade do estado. Isso lhes confere reconhecimento, mas também lhes impõem deveres, responsabilidades, compromisso com a ética, aplicação correta da ciência e da técnica. Lembrem sempre dos vossos juramentos”, reiterou.
A cerimônia de colação de grau reforça o compromisso da UFMA com a formação de profissionais éticos e qualificados para contribuir com a ciência, inovação e valorização da vida.
Em cerimônia anterior, a Universidade também já havia concedido o grau a outros 117 formandos de 2025.1, dos cursos de Ciências Contábeis; Comunicação Social – Jornalismo; Direito; Pedagogia e Medicina.
Fonte: Sebastião Rocha e Rosiane Stefane