Notícias
UFMA concede grau a mais de cem formandos em cerimônias de outorga em Imperatriz
- Foto: ImprensaTriz CAM1
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizou, nos dias 24 e 25 de abril, as cerimônias de colação de grau referentes aos segundo semestre de 2024 para 103 formandos dos cursos de Ciências Contábeis; Ciências Humanas - Sociologia; Ciências Naturais - Biologia; Direito; Enfermagem; Engenharia de Alimentos; Jornalismo e Pedagogia.

A solenidade, marcada por momentos de emoção e alegria, reuniu comunidade acadêmica, familiares e amigos para celebrar uma importante conquista coletiva.
Mais que um ato formal, a colação de grau simboliza o encerramento de uma etapa desafiadora e o início de uma nova jornada profissional. Para muitos formandos, o momento foi também de reflexão sobre o caminho percorrido até ali. Jadiane de Oliveira Silva, formada em Ciências Naturais/Biologia, expressou com emoção o significado de concluir essa trajetória. “Acho que foi muito difícil, mas também valeu a pena tudo. É gratificante, com certeza. No final, a gente lembra das noites de choro, dos desafios, mas vê que valeu a pena.”
Ao longo dos anos de graduação, não foram apenas conhecimentos acadêmicos que marcaram os estudantes, mas também os laços criados e os aprendizados vividos fora da sala de aula. Leonice Pereira da Silva, agora graduada em Enfermagem, relembrou com carinho as amizades construídas e a convivência com professores e colegas. “A gente conhece pessoas novas. É uma trajetória também muito cansativa porque no começo a gente passa muito tempo na faculdade, o dia inteiro, mais pro final que vai amenizando ali, mas foi ótimo.”
O diretor do Centro de Ciências de Imperatriz, professor Leonardo Hunaldo, parabenizou os novos profissionais. “Vocês agora levarão consigo não apenas um diploma, mas o nome e o selo de qualidade da UFMA. E isso lhes confere direitos e o reconhecimento de uma formação sólida e cidadã, mas, fundamentalmente, lhes impõem deveres, compromissos com a ética, com aplicação correta da ciência e da técnica com a transformação social”, ressaltou.

A emoção também tomou conta dos familiares, que acompanharam de perto o esforço dos formandos ao longo da graduação. Mônica Araújo Palheta, mãe da formanda de Enfermagem, comentou visivelmente emocionada: “Eu fico grata por tudo, primeiramente a Deus, né? E pela força, o foco, a coragem e a força de vontade dela de chegar onde chegou. Hoje, formada em enfermagem”.
A fala da jornalista recém-formada, Keliane Costa da Conceição, tocou muitos presentes ao falar sobre sua trajetória e superação. “É um sentimento de dever cumprido e de gratidão. Foram quatro anos de muita entrega, de muitos aprendizados. Eu conheci pessoas maravilhosas dentro do curso, tanto professores quanto amigos. Para mim, realizar esse sonho, sendo a única pessoa da minha família a chegar à universidade e conseguir uma graduação, é muito grande. Saber de onde eu vim e o que estou conquistando hoje é emocionante”, lembrou.

MÉRITO ACADÊMICO
Durante a solenidade, também foram entregues certificados de Mérito Acadêmico a discentes que se destacaram em desempenho ao longo do curso. A honraria é concedida àqueles que durante a trajetória do curso atingiram bons coeficientes de rendimento e desempenho acadêmico, segundo os requisitos previstos na resolução nº 3.391- CONSEPE, 09 de abril de 2024.
Receberam o certificado: Clara Fernanda Teles Nunes - Jornalismo; Hekna de Melo Sousa Oliveira - Ciências Humanas; Valdiele Da Silva Santos - Pedagogia e Vitória Cunha Tinto - Direito.
Entre os homenageados, Clara Teles, do curso de Jornalismo, celebrou a conquista com gratidão. “Foram quatro anos de muita experiência que compartilhei com meus amigos, amigas e professores, e receber o Mérito Acadêmico foi um grande marco na minha vida universitária e profissional.”
A UFMA parabeniza todos os novos profissionais e deseja sucesso em suas trajetórias.
Por: Elenir Castro