Roda de Conversa do IHGI debate a história dos movimentos sociais

publicado: 30/10/2023 17h55, última modificação: 30/10/2023 17h55
WhatsApp Image 2023-10-30 at 17.53.38.jpeg

A 3a Roda de Conversa do IHGI (Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz) vai acontecer na próxima terça, 31 de outubro, às 19h30. O tema é a História dos movimentos sociais.
O evento será na Faculdade de Educação Santa Terezinha (FEST), localizada na Rua Perimetral Castelo Branco, 48, no bairro Parque do Buriti.

O evento tem entrada gratuita e é aberto à comunidade. As pesquisas que serão apresentadas são: Cartografia social de Piquiá, em Açailândia-MA: memórias, trajetórias, política e ativismos digitais, a ser apresentada pelas professoras Carmem Barroso (Uemasul) e Roseane Arcanjo (Curso de Jornismo/UFMA e presidente do IHGI).

A segunda tem como tema Plenária Urbana em Imperatriz nos anos 80, produzida pela pesquisadora Regina Célia Costa Lima, coordenadora do Curso de História da Uemasul.

Educação Popular e o Protagonismo das Mulheres da Comunidade Vivo Deus na Cidade de Imperatriz -MA é o terceiro estudo a ser detalhado. É de autoria do professor e discente do Curso de Ciências Humanas da UFMA, Jean Pierr de Sousa Viana Figueiredo.

O IHGI já realizou outras duas rodas de conversas, que foram na Uemasul e na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) respectivamente. Os assunto foram História cultural e História política de Imperatriz.

O objetivo é divulgar os trabalhos sobre memória, cultura e identidades, elaborados pelos integrantes da instituição. "O Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz está fortalecendo o debate sobre a cultura e a memória da cidade, abrindo esse espaço a toda a sociedade. Depois queremos reunir e publicar esses artigos em formato de livros", informa a presidente do IHGI, Roseane Arcanjo sobre os desdobramentos da atividade.

Mais informações sobre as atividades do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz podem ser obtidas no Instagram @ihgi.itz.