Notícias
Projeto Oportuniza Mais forma primeiras turmas e qualifica 256 jovens em Imperatriz
- Foto: ImprensaTriz CAM2
A Universidade Federal do Maranhão realizou na última terça-feira (27) a cerimônia de entrega de certificados a 256 jovens qualificados pelo projeto Oportuniza Mais, em Imperatriz.
Em cerimônia marcada por muita comemoração e pela presença de familiares, receberam certificados os concluintes dos seis cursos oferecidos: Agente de Projetos Sociais; Agente de Combate a Endemias; Assistente Administrativo; Assistente em Logística; Preparador de Doces e Conservas e Recepcionista em Serviços de Saúde.

A mesa foi presidida pela pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, com a participação do coordenador geral do Oportuniza Mais, Roni César Araújo; a coordenadora adjunta do projeto, Rosélis Câmara; o Diretor do CCIm, Leonardo Hunaldo; o coordenador local do projeto, Marcos Fábio Belo Matos, e representantes da Prefeitura de Imperatriz, a secretária da Mulher, Liana Melo, e o secretário de Desenvolvimento Regional, Esmerahdson de Pinho.

Após dez semanas de aulas teóricas e práticas, os cursistas comemoraram a qualificação. Maria Vitória Pereira concluiu o curso de Assistente Administrativo e espera atuar na área em breve. “É um momento único e de gratidão. A experiência que eu tive me abriu portas e eu pude expandir meus horizontes e conquistar oportunidades que me levam a frente”, destacou.
O coordenador local do Oportuniza Mais em Imperatriz, Marcos Fábio Belo Matos, celebra a concretização de um projeto que contribui de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida e inserção de jovens no mercado de trabalho. “Nós estamos formando hoje jovens que receberam uma qualificação de boa qualidade e que vai ampliar as condições para eles entrarem no mercado de trabalho. É um projeto de inserção social, de qualificação profissional. Estamos muito felizes porque nós, como Universidade, estamos assumindo o nosso papel social de extensão no estado do Maranhão”, avaliou.

O Oportuniza Mais é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, dentro do Programa Manuel Quirino de Qualificação Social e Profissional, em parceria com a Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC).
O coordenador geral do Oportuniza Mais, Roni César Araújo, agradeceu o empenho de todos os fizeram parte do projeto em Imperatriz, tanto o corpo da Universidade, como a parceria da Prefeitura, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Políticas para a Mulher. “Nosso sentimento é de muita alegria. Ver o comprometimento de todas nossas equipes nos emocionou de maneira muito significativa e nos impulsionou no sentido de fazer com que o projeto se tornasse mais firme, mais ativo, mais vivo. É um projeto que reforça o compromisso com a geração de oportunidades, capacitação e inclusão produtiva, e contribui diretamente para o desenvolvimento social e econômico da região”, descreveu.
A Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, comemorou o êxito do Projeto Oportuniza Mais. “É dia de celebração. Nessa região do Maranhão estamos certificando quase 500 jovens. Parabenizamos todos que se comprometeram para realizar esse projeto. É um projeto maravilhoso que qualifica profissionalmente e socialmente. Os jovens saem daqui hoje com mais oportunidades na vida, no trabalho e na sociedade”.
Por: Luana Bandeira e Gabriel Novais