Notícias

Programa de Pós Graduação em Saúde da Família realiza abertura da primeira turma em Imperatriz

publicado: 12/04/2024 20h41, última modificação: 12/04/2024 20h41
Cerimônia da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) contemplou comunidade acadêmica de diversos municípios
renasf aula inaugural.jpeg

Ocorreu na manhã de quinta-feira, 11 de abril, na Unidade Bom Jesus,  do Centro de Ciências de Imperatriz, a abertura do Programa de Pós-graduação em Saúde da Família (PPGSF) da Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (Renasf). 

O evento marca o início da quinta turma do mestrado profissional e a segunda turma do doutorado profissional, em São Luís, e a primeira turma do mestrado em Imperatriz. 

A cerimônia foi simultaneamente realizada em São Luís e Imperatriz. Dividiu-se em dois momentos, um online, transmitido para toda Rede ,com a participação dos representantes da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS); Secretaria-Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SEGTES)  e coordenação-geral da Renasf.  E o outro, presencialmente, em Imperatriz, com a participação da representante da Escola de Saúde Pública do Estado do Maranhão, Jacyane Ramos de Sousa; da Gestora do Coapes da Rede Municipal de Saúde de Imperatriz e coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Janildes Maria Silva Gomes; do apoiador institucional do Ministério da Educação e representante da Comissão de Coordenação do Mais Médicos, Jonas Neres; além do vice-coordenador do PPGSF polo Imperatriz,  professor Marcelino Santos, e do diretor do Centro de Ciências de Imperatriz, professor Leonardo Hunaldo.

O vice-coordenador do Programa, professor Marcelino Santos, exaltou o momento, no qual definiu como “histórico e emblemático”, por estar integrando uma rede que já formou mais de 550 profissionais. “Então, para todos nós, é um momento importante, justamente por compreendermos o quanto essa rede, ao longo desses quase 15 anos de existência, tem colaborado de forma expressiva para a formação de profissionais que atuam na atenção primária à saúde”, destacou. O professor ressaltou, ainda, o papel do colegiado-geral do Renasf, que segundo ele, não tem medido esforços para que as coisas aconteçam e buscado, sobretudo, a manutenção da proposta.

O diretor Leonardo Hunaldo expressou a sua felicidade pelo início de mais um mestrado no CCIm e por poder colaborar com formação de profissionais da atenção primária à saúde. “É o nosso sexto mestrado. A gente fica muito feliz. Esperamos também trazer o doutorado do Renasf para a Imperatriz. Esse é um sonho bastante antigo e que está se tornando realidade”, relatou o diretor.

A mestranda Carla Lopes demonstrou sua gratidão e felicidade por estar fazendo parte da primeira turma do PPGSF de Imperatriz. “Eu entendo que o mestrado profissional em atenção primária vem para qualificar ainda mais os profissionais que estão na ponta e que a gente possa, de fato, prover modificações dentro do território que a gente está inserido, não só do território da UBS, mas do município e cidade”. Carla celebrou ainda a oportunidade de se qualificar ainda mais e poder levar esse benefício para o atendimento aos usuários da saúde.

Por: Rennan Santana