Notícias
Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais comemora 10 anos com 1° Workshop Internacional
O Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCM), da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Imperatriz, realiza o 1° Workshop Internacional (WPPGCM), idealizado para celebrar os 10 anos de fundação do programa. O evento, está sendo realizado de 26 a 29 de agosto, de modo retomo, reunindo destacados pesquisadores de diversas partes do Brasil e do mundo, incluindo a França e o Canadá.
A professora Luciana Magalhães Rebelo Alencar, organizadora do evento, destaca que o workshop foi pensado não apenas para celebrar os 10 anos do programa, mas também para envolver estudantes de toda a UFMA e de outras instituições, trazendo professores de diversas partes do Brasil e do exterior. “Esperamos que este evento se torne um marco anual, promovendo o intercâmbio de conhecimento e a disseminação de pesquisas”, relata Luciana.
Destaques do Workshop
O evento realizou palestras, minicursos, plenárias e apresentações de trabalhos orais e em formato de e-pôster. Todos os participantes receberão certificados e os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do evento. Os melhores trabalhos nas categorias de apresentação oral e e-pôster serão premiados com menções honrosas. O evento vai até dia 29 de agosto
Para mais detalhes sobre o evento, cronograma, programação e palestrantes, acesse o site oficial do evento.
10 anos e 100 dissertações defendidas
O Programa celebra seus dez anos de atividades com a realização da defesa da centésima dissertação na última sexta-feira (23). O mestre Francisco Nathanael Batista Domingos defendeu a dissertação “Síntese e Caracterizações do Complexo [CU(TEOFILINA)(H2O)2CL2] Para Aplicação Antitumoral”, sob orientação do professor Adenilson Oliveira dos Santos.
Desde sua criação em 2013, o (PPGCM) tem desempenhado um papel crucial na qualificação regional em nível de pós-graduação, oferecendo inicialmente o curso de mestrado e, a partir de 2018, o primeiro curso de doutorado no interior do Maranhão. Até o momento, o Programa já formou cem mestres e oito doutores, consolidando-se como referência em produção científica e formação profissional na área tecnológica.
A coordenadora do Programa, professora Luzeli Moreira da Silva, avalia a trajetória do PPGCM em uma década de atividades. "Desde a abertura do mestrado em 2013, o programa tem superado desafios e celebrado conquistas significativas. Em 2024, atingimos a marca de mais de 100 mestres formados, um marco que reflete a qualidade e o comprometimento do PPGCM com a educação de alto nível. Em 2018, ampliamos nosso alcance com a abertura do doutorado, que já formou 8 doutores, todos atuando em posições de destaque em diversas áreas do conhecimento. O sucesso alcançado nesta última década é fruto do esforço coletivo de professores, alunos e colaboradores, que com empenho e compromisso se dedicaram ao crescimento e reconhecimento do PPGCM", lembra.
A professora destaca importantes parcerias nacionais e internacionais que o Programa tem estabelecido. “O PPGCM também se destacou por estabelecer parcerias sólidas e estratégicas, tanto nacionais quanto internacionais, além de produzir publicações de relevância internacional e desenvolver inovações tecnológicas. Atualmente, nossos doutorandos estão estagiando em centros de pesquisa renomados, como o CanmetENERGY Research Center em Devon, Canadá; a Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto, em Portugal; e em breve, no Institut de Minéralogie, de Physique des Matériaux et de Cosmochimie da Universidade de Sorbonne, em Paris, França”, reforça.
Para conhecer mais sobre o PPGCM visite a página.