Notícias

Professor da UFMA Imperatriz recebe 1º lugar no Prêmio Literário da Academia Imperatrizense de Letras

publicado: 29/04/2024 14h02, última modificação: 29/04/2024 14h02
Premiação marca 33 anos da AIL
momento da premiação de Marcos Fábio.jpg

O professor Marcos Fábio Belo Matos, do curso de Jornalismo do Centro de Ciências de Imperatriz (CCIm) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), recebeu o 1° lugar no Prêmio Literário da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), pela sua obra "Veritas". A entrega ocorreu na cerimônia de comemoração dos 33 anos da AIL, realizada no dia 27 de abril, na sede da entidade, o Paço da Cultura Sálvio Dino, no centro de Imperatriz. 

O evento contou com a presença do Secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Sebastião Madeira; do Presidente da Fundação Cultural de Imperatriz, Charles de Oliveira Silva; do Presidente da Agemsul, Vagtônio Brandão e demais autoridades, além de representações de entidades culturais, como a Academia de Ciências, Letras e Artes de João Lisboa (ACLAJOL); o  Instituto Histórico e geográfico de Imperatriz (IHGI) e Academia Açailandense de Letras (AAL). 

Entregue, desde 1996, o prêmio literário é patrocinado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural, com recursos do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC), e estabelecido por meio da Lei Ordinária no 1.924/2022 que dá nova redação à Lei Municipal no 816/1997.

A Comissão Julgadora deste ano foi formada pela jornalista, professora do curso de Jornalismo da UFMA e pós-doutora em Comunicação, Roseane Arcanjo Pinheiro; pelo doutorando em Estudos de Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professor de Língua Portuguesa do IFMA, Saulo Lopes de Sousa; e pelo escritor, revisor e membro da AIL, Paulo de Tarso Assunção.   

A trajetória do professor Marcos Fábio, além de escritor, inclui importantes cargos na UFMA, como Vice-reitor (2019-2023), Diretor do campus UFMA Imperatriz (2013-2015), Diretor de Comunicação (2019-2023) e  Superintendente de Comunicação (09/2023-04/2024).

Marcos Fábio Belo Matos valorizou a premiação e ressaltou a importância de apoiar a literatura local. “Para quem escreve, ganhar um prêmio literário equivale a um atestado de que seu livro foi lido, compreendido e valorizado. Lê-se pouco no Brasil. Lê-se muito menos ainda os autores e autoras regionais. E, menos ainda, os autores e autoras locais. Por isso, esta premiação se reveste de uma simbologia importante”, destacou.

O livro "Veritas" é uma coletânea de 25 contos, cada um contando uma história única e envolvente. Quem tiver interesse em adquirir a obra, basta entrar em contato diretamente com o professor através do seu perfil no Instagram @marcosfabiomatos.

 

Por: Rennan Santana

Fotos: Regysane Botelho.