Divulgação Científica

publicado: 27/05/2024 11h35, última modificação: 27/05/2024 11h59
Relembre episódios anteriores. Em breve estreia terceira temporada no Spotify
CAST ON AIR arte_page-0001.jpg

O Podcast "Cast On Air", uma iniciativa do Núcleo de Comunicação do Centro de Ciências de Imperatriz, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), estreou no dia 28 de junho de 2023 e em breve estreia uma nova temporada. O nome do podcast, um trocadilho com a palavra "Questionar", reflete seu propósito de instigar a curiosidade e o conhecimento.

Com o objetivo de divulgar os projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação que estão sendo desenvolvidos na UFMA Imperatriz, evidenciando suas contribuições significativas para a transformação das regiões sul e sudoeste do Maranhão, o Podcast "Cast On Air” teve a início sob a coordenação do professor Ricardo Alvarenga, com a produção e apresentação de Giovanna Portugal e Jakeline Bernardo, ambas estudantes de Jornalismo e estagiárias do Núcleo.

A primeira temporada do Podcast, intitulada "Projetos que Transformam", destacou iniciativas dos cursos de graduação do CCIm. Produzido pelos estudantes de Jornalismo e bolsistas do centro, o podcast é uma vitrine para os projetos que fazem a diferença na comunidade acadêmica e na sociedade em geral. A segunda temporada foi coordenada pelo professor Ricardo Alvarenga e produzido e apresentado pelos estudantes de Jornalismo e estagiários do Núcleo Cairo Yuri e Elenir Castro.

Em breve, estreará a terceira temporada, “Explorando Horizontes: Jornada pela pós graduação da UFMA Imperatriz”, sob supervisão da editora Lígia Guimarães, com produção e apresentação dos estagiários Débora Maia, Danielle Luz e Pedro Henrique.

Relembre as primeiras temporadas do "Cast On Air Podcast" e descubra como os projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação da UFMA Imperatriz estão transformando realidades e promovendo o desenvolvimento regional.

Confira cada episódio:

#1 "Boas práticas de fabricação em agroindústrias de polpa de frutas", com Virlane Kelly Lima Hunaldo (Curso de Engenharia de Alimentos) - Neste primeiro episódio conversamos sobre o Projeto desenvolvido pelos docentes e discentes do Curso de Engenharia de Alimentos do Centro de Ciências de Imperatriz da UFMA.

#2 "Apropriações em tecnologias e inventividades na formação do professor", com Kessia Mileny de Paulo Moura. (Curso de Pedagogia) - Projeto elaborado para concorrer ao doutorado, uma problematização já levantada pela docente.

#3  "WEB Rádio UFMA ITZ, com Izani Mustafá. (Curso de Jornalismo) - Projeto iniciado no 2° semestre de 2018, com a ideia de criar um espaço digitalmente para a visibilidade das produções dos acadêmicos do curso.

#4 Aulas de campo na Chapada das Mesas, com Ciro Líbio. (Curso de Biologia) - Projeto desenvolvido na disciplina de Ecologia e Zoologia, para a aplicação prática das pesquisas elaboradas pelos discentes.

#5 Mulheres em Desenvolvimento: feminismos, trabalho, política educação, arte e vida das mulheres Maranhenses, com Vanda Maria Leite Pantoja. (Curso de Ciências Humanas e Sociologia) - Projeto com o intuito de apresentar que as mulheres são protagonistas e visibilizar as ações das mulheres em todos os âmbitos da sociedade.

#6 Núcleo de Práticas Jurídicas, com  Paula Regina. (Curso de Direito) - Conheça mais sobre o espaço em que os acadêmicos de Direito que estejam cursando a partir do 7° período podem estar realizando o estágio curricular.

#7 “O pulo do Gastro”: Atenção às doenças gastrointestinais na Comunidade do Bom Jesus – Imperatriz/MA, com Marcos Antonio Custódio. (Curso de Medicina) - Um projeto que surgiu com a necessidade de atender a comunidade que está próxima a Universidade, com capacitações para a comunidade e agentes comunitários.

2° Temporada Cas On Air

#8 Educar Para Cuidar: Ações Educativas e Rastreamento da Hanseníase, com Jacinta Feitoza. (Curso de Enfermagem) - Projeto que traz diferença na  cidade de Imperatriz, através de ações educativas sobre a hanseníase em crianças e adolescentes.

#9 Contábil Júnior: inovando e aproximando a universidade ao mercado de trabalho, com Hélio Rodrigues Araújo. (Curso de Contabilidade) - Conheça a primeira empresa júnior da UFMA Imperatriz. Criada em 2005, a Contábil Júnior é referência quando o assunto é colocar em prática os conhecimentos que os alunos adquirem em sala.

#10 Pet Conexões de Saberes e ações formativas para pequenos produtores, com Adriana Crispim. Conheça detalhes do projeto ‘Ações Formativas em Tecnologia de Alimentos em Comunidades Tradicionais da Região Tocantina’.

#11 Comunicação Visual e o Mapeamento Ilustrado da Região Tocantina do Maranhão, com Yara Medeiros. O objetivo é conhecer traços e identificar aspectos da cultura visual desses artistas, ampliando o debate sobre a produção da imagem na atualidade.

#12 Doação de Sangue e Medula Óssea: Cidadania e Solidariedade, com Iracilda Viana e Sarah Hávilla. (Curso de Medicina) - O projeto tem como objetivo promover a informação e estimular a doação voluntária entre os jovens, vem saber um pouco mais sobre.

#13 Observatório do Cuidado e a integração através das Vivências Holísticas, com Herli De Sousa. Projeto organizado por várias instituições,  em cada universidade é desenvolvido de uma forma. Na UFMA o projeto é abordado com todos aqueles que apresentarem o interesse de participar, vem ouvir um pouco mais sobre.

Confira cada novo episódio no Spotify e nos sigam nas redes sociais digitais: @ufmaimperatrizoficial e fiquem por dentro de todas as novidades e curiosidades sobre a Nossa Universidade.

Por: Janayna Sousa