Notícias

Podcast "Bem Ali" amplia a visibilidade dos artistas de Imperatriz

publicado: 09/10/2024 09h41, última modificação: 09/10/2024 10h29
Podcast foi lançado pelo formando do curso de Jornalismo, Rodrigo Araújo, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
podcast bem ali.jpg

O formando do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus Imperatriz, Rodrigo Araújo Souza, lançou o podcast "Bem Ali", como parte do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob a orientação da professora Izani Mustafá. O projeto foi criado com o objetivo de preservar e promover a memória cultural de Imperatriz, destacando artistas locais que, muitas vezes, não encontram espaço nas mídias tradicionais.

Com três episódios, o Podcast traz entrevistas com figuras importantes da cena artística de Imperatriz. Entre os entrevistados estão Kevem Matos (Akira), uma drag queen reconhecida por sua representatividade dentro da comunidade LGBTQIAPN+; Rogério Benício, diretor da Companhia de Teatro Okazajo, e Bruna Viveiros, bailarina atuante em importantes manifestações culturais da cidade, como as quadrilhas juninas.

Rodrigo comenta que a ideia do podcast surgiu da sua paixão pelo rádio, descoberta durante as aulas de radiojornalismo. "Eu queria criar algo que desse visibilidade aos movimentos culturais locais. O podcast me ofereceu a flexibilidade de contar essas histórias de maneira acessível e envolvente", explicou.

Para a professora Izani Mustafá, o trabalho de Rodrigo é de grande relevância, pois destaca personagens da cultura local que, muitas vezes, são lembrados apenas em agendas, sem contar suas histórias. “Rodrigo encerra o curso de jornalismo produzindo uma série com três podcasts culturais e justamente porque no meio radiofônico não se tem conteúdos culturais com profundidade, com detalhes sobre toda a cultura que temos aqui em Imperatriz. Então ele contribui com um trabalho de suma importância porque ele destaca três personagens da cultura muito interessantes e que geralmente, se aparecem na mídia, é dentro de agendas, não com contexto de história do próprio personagem”, avalia a professora.

O episódio de estreia, intitulado "Ser Drag é Dar Sua Cara a Tapa", traz Akira compartilhando suas experiências como drag queen em Imperatriz e os desafios enfrentados como artista LGBTQIAPN+. No segundo episódio, "Okazajo: O Palco da Emoção e Transformação", Rogério Benício aborda o papel transformador do teatro na cidade. Já o terceiro episódio, "Da Persistência ao Palco", destaca a trajetória de Bruna Viveiros, que encontrou na dança sua forma de expressão e superação.

O podcast está disponível no Spotify e foi produzido com recursos próprios de Rodrigo, utilizando softwares como Adobe Audition e Sound Forge. Ele foi gravado no Laboratório de Radiojornalismo da UFMA, com suporte técnico da equipe do laboratório. "O feedback dos ouvintes e artistas foi extremamente positivo e muitos ficaram emocionados por poder contar suas histórias de forma tão autêntica", destaca o criador do projeto.

Com o "Bem Ali", Rodrigo não apenas conclui sua jornada acadêmica, mas também deixa um legado para a cultura de Imperatriz, abrindo portas para que novas vozes sejam ouvidas e valorizadas.

 Confira os episódios:

  • Episódio 1 - "Ser Drag é Dar Sua Cara a Tapa": Entrevista com Kevem Matos (Akira), sobre sua trajetória como drag queen e os desafios enfrentados para se afirmar como artista LGBTQIAPN+ em Imperatriz. [Ouça aqui]
  • Episódio 2 - "Okazajo: O Palco da Emoção e Transformação": Bate-papo com Rogério Benício, fundador da Companhia de Teatro Okazajo, sobre a importância do teatro na cidade. [Ouça aqui]
  •  Episódio 3 - "Da Persistência ao Palco: A Inspiração da Bailarina Bruna Viveiros": Conversa sobre a trajetória da bailarina Bruna Viveiros, sua paixão pela dança e sua

participação em eventos culturais como quadrilhas juninas. [Ouça aqui]

 

 Por: Janayna Sousa